Nós, religiosos, educadores e agentes de pastoral reunidos em São Paulo, nos dias 23 e 24 de março de 2018, no evento promovido pela ANEC: IV Fórum Nacional de Educação Básica e II Fórum Nacional de Agentes de Pastoral, refletimos sobre o tema “A ação política, pedagógica e pastoral das instituições católicas: que educação queremos para uma sociedade ecoplanetária?” e apresentamos uma carta de intenções.
Sensibilizados com a missão educativa das nossas instituições e cientes dos apelos emergentes da realidade brasileira para uma educação humanista, solidária e evangelizadora, manifestamos nosso compromisso com uma formação integral, inclusiva e libertadora e realçamos o desejo de que nossas instituições educativas estejam em sintonia missionária e de comunhão com a Igreja, atenta aos apelos do Pontificado do Papa Francisco.
Reafirmamos a nossa cosmovisão cristã no âmbito da educação, com um currículo evangelizador que reflete sobre os desafios sociais, as demandas da BNCC e as culturas juvenis que nos interpelam por oportunidades dignas para todas as crianças e jovens brasileiros. Mantendo firme a identidade, a missão, os princípios e os valores da educação católica, primamos pela excelência educacional e pela transformação da nação afim de que a justiça, a equidade e a fraternidade reinem em nosso país.
Acreditamos que o testemunho cristão e o serviço qualificado de nossos educadores são fundamentais para a formação integral dos nossos educandos, bem como a comunhão com as suas famílias. Afirmamos nossa vontade de ampliar as fronteiras das nossas instituições educativas, colocando-nos como “Igreja em saída”, valorizando o ano do laicato, e participando cada vez mais em órgãos decisórios de políticas públicas educacionais.
Tendo em vista nossas discussões e conclusões, apresentamos as seguintes proposições:
– Que as nossas instituições educativas acolham o documento normativo da BNCC, garantindo os fundamentos do currículo evangelizador. Para isso, é essencial que gestores, pedagogos e professores recebam formação pastoral, bem como, os agentes de pastoral recebam formação pedagógica. Acreditamos que a dimensão pastoral precisa permear todos os processos decisórios das instituições educativas, contribuindo no discernimento e fortalecimento permanente da identidade católica das nossas unidades;
– Que as nossas instituições educativas, fieis ao seu compromisso evangelizador, renovem as suas propostas político-pedagógicas e pastorais na perspectiva de educar para o humanismo solidário, professando um testemunho coerente e pertinente com as demandas sociais e as expectativas de futuro dos estudantes para o mundo do trabalho;
– Que as nossas instituições educativas realizem uma opção para uma educação ecoplanetária, registrando no trabalho pedagógico-pastoral uma mensagem de uma cultura de paz, superando a cultura de violência. Que o nosso testemunho cristão se fortaleça na espiritualidade e seja corajoso frente às manifestações da violência na sociedade, especialmente na mídia;
– Por fim, acreditamos que essas propostas precisam ser fortalecidas pelo acompanhamento sistematizado de um plano que integre as dimensões pedagógica e pastoral das nossas instituições educativas. E, nesse sentido, apontamos como necessário que a ANEC, na sua tríplice missão (gestão política, pedagógica e pastoral) seja orientada por um Plano Estratégico que apoie às instituições educativas em seus desafios, animando-as na missão evangelizadora que realizam.
Cientes de nosso compromisso efetivo e afetivo no cumprimento da missão da ANEC, agradecemos pela rica oportunidade deste IV Fórum Nacional de Educação Básica e II Fórum Nacional de Agentes de Pastoral e almejamos que Nossa Senhora Educadora continue a guiar e iluminar nossos caminhos.
São Paulo, 24 de março de 2018.