No Vaticano, desde o último dia 27 de janeiro, vem sendo anunciada a preparação de um evento para ajudar os cristãos católicos a penetrar no espírito da oração e da penitência, nesta Quaresma. O Pontíficio Conselho para a Promoção da Nova Evangelização realizará mais uma vez o projeto “24 horas para o Senhor”, entre os dias 13 e 14 de março. Trata-se de uma jornada penitencial, na qual as igrejas que a ela aderirem devem manter as suas portas abertas, motivar e facilitar o acesso dos fiéis à confissão. Suprindo o período do evento com orações, reflexões, missas, adoração eucarística, entre outras manifestações de fé. “Deus rico de misericórdia” (Ef 2,4), texto retirado da carta de São Paulo, é o tema escolhido para a jornada de oração e confissão.
Na mensagem do Papa Francisco, oferecida à Igreja no dia 27 de janeiro, na qual fazia referência à jornada, ele convocou os fiéis a combaterem a globalização da indiferença.
“Também como indivíduos temos a tentação da indiferença. Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência?”, disse.
A iniciativa do Conselho Pontifício é de motivar as pessoas a partilhar a fé e viverem melhor os sacramentos, principalmente neste tempo penitencial, que é tão forte para a Igreja e seus fiéis. É “acreditar na oração”, como afirma o Papa Francisco.
“Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo em nível diocesano – nos dias 13 e 14 de março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração”, afirmou.
O Papa Francisco será um dos celebrantes da liturgia em Roma, mas pede que o gesto seja repetido em toda a Igreja. O evento, também, poderá ser acompanhado nas redes sociais utilizando hashtag#24horasparaoSenhor. A jornada foi realizada nos dias 28 e 29 de março do ano passado e resultou em um grande sucesso, o qual é esperado novamente neste ano de 2015.
Fonte: Portal Paulinos