A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas(ABIEE) promovem no dia 12 de novembro, em São Paulo, o I Fórum Nacional de IES Confessionais.
O objetivo do encontro é discutir os desafios da educação no Brasil. Segundo dados do PNE (Plano Nacional de Educação), somente 14% dos jovens entre 18 e 24 anos estão na universidade. A meta é, até o final de 2024, elevar esse percentual para 33%. “No encerramento do fórum será elaborada uma carta que balizará os rumos das ações do segmento confessional em suas articulações junto aos poderes legislativo e executivo. A carta também orientará as atividades internas das confessionais”, explica Euler Pereira Bahia, reitor do UNASP.
As duas instituições avaliam que a questão das legislações que envolvem estas entidades deve ser avaliada com urgência. “O emaranhado de normas dificulta as ações e a livre iniciativa das entidades, considerando suas peculiaridades de caráter confessional e social de viés filantrópico”, afirma Bahia. A intenção é identificar alternativas que possam ajudar as entidades confessionais em suas ações e gestão.
Dos diversos temas que estarão em discussão, destacam-se a palestra Confessionalidade e Qualidade de Ensino, do Presidente do Conselho Nacional de Educação e integrante do Conselho Superior da ANEC, Prof.Dr. Gilberto Garcia, e Confessionalidade e Marco Legal, que será ministrada pelo Dr. José Eduardo Sabo Paes, Ministro do STJ. O evento contará com a presença do Ministro da Educação, José Henrique Paim.
O fórum acontece no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), localizado na Estrada Itapecirica, 5859. As vagas são limitadas, gratuitas e podem ser feitas através do site www.anec.org.br
Fonte: UNASP