A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2020 será aplicada em 22 de novembro. O Ministério da Educação – MEC publicou no dia 6 de janeiro, no Diário Oficial da União, a portaria que estabelece o regulamento do exame.
O Enade é um exame feito por estudantes de graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Exame é obrigatório para que o aluno esteja apto a receber o diploma.
Consideram-se estudantes habilitados:
– Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2020, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020;
– Concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2021; e
– Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2020.
Na edição deste ano, será avaliado o desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de estudo do Ano II do Ciclo Avaliativo do Enade:
– Licenciatura: artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, português, português e espanhol, português e Inglês, matemática, música, pedagogia e química.
– Bacharel: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
– Tecnológica: tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; e tecnologia em redes de computadores.
O Enade 2020 será regulamentado por edital, a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Nele serão definidos os procedimentos indispensáveis para a realização do exame, incluindo cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior e dos estudantes, dentre outras diretrizes.
Confira aqui a Portaria na íntegra.