Tiago Anoze Emerick, estudante do 7º semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade Católica de Brasília, é o único embaixador na cidade selecionado pela empresa.
Pelo terceiro ano, o Google lançou o programa “Google Student Ambassador”. Esta é a primeira edição que acontece na América Latina, incluindo Brasil e México. O processo seletivo ocorreu no primeiro semestre de 2014, com a participação de cerca de 3 mil estudantes de mais de 600 universidades em toda a América Latina. No total, 95 estudantes foram selecionados, sendo 35 brasileiros. Entre eles, está Tiago Anoze Emerick, estudante do 7º semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade Católica de Brasília (UCB), o único embaixador de Brasília no programa.
Tiago conta que a ideia de participar do projeto surgiu por recomendação de um membro do Google Developer Groups (GDG) de Brasília. “Fiz minha inscrição de última hora e não pensei que seria escolhido. O processo de seleção incluía formulário com descrição do que gostamos de fazer, habilidades profissionais, além de dados da relevância da Universidade na cidade. Na segunda etapa, tive que gravar um vídeo de até 30 segundos me apresentando e falando um pouco sobre mim”, diz.
Os embaixadores são escolhidos de acordo com a relevância da Universidade no estado e do tamanho do Câmpus. Segundo o único embaixador da capital federal, a área profissional também não influenciou na seleção, já que estudantes dos cursos de Física, Biologia e Turismo também foram selecionados. A empresa incentiva a dinâmica de áreas: “É errada a ideia de que eles selecionem apenas estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação ou Ciências da Computação. Durante o treinamento no México, havia somente 10 pessoas da área de informático. O restante eram estudantes de outras áreas como Turismo, com foco na divulgação do Google Street View e Google Maps”.
Após o período de trabalho, no prazo de um ano, os embaixadores podem renovar o contrato ou outro embaixador assumir o cargo. “É relativo, pois tudo depende do meu desempenho e resultados na Universidade, além dos objetivos da empresa. Os embaixadores podem permanecer, ser trocados, ampliar o número no estado ou podem simplesmente extinguir o cargo”, explica.
O assessor do curso de Sistemas de Informação da UCB, Prof. Edson Francisco da Fonseca, acredita que é importante o estudante explorar ao longo do curso outras áreas de interesse para garantir uma formação mais sólida. “O Tiago foi um pioneiro nesta atividade e esse exemplo mostra que é possível se aventurar e ir além para alcançar novos objetivos”, disse.
Multiplicador
Associado ao Google enquanto estudante, o seu trabalho é o de embaixador do programa na UCB, ou seja, um multiplicador de informações dentro da Universidade. “Tenho de ser a ponte entre o Google e a Universidade ao fazer palestras e treinamentos e ensinando tanto os estudantes como a universidade a utilizarem as ferramentas do Google, como pesquisa, e-mail, calendário etc. É preciso inserir a universidade no ambiente Google, por exemplo, no Google Plus e no Google Maps. Funciona assim: tenho que colocar a instituição no Google e depois inserir os estudantes para utilizarem as ferramentas da melhor maneira possível”, resume.
As tarefas do embaixador não são fáceis. Pela frente, a expectativa é a realização de pelo menos uma palestra a cada três meses para alcançar o total de 1 mil estudantes na instituição. A intenção é mostrar a marca ou dar treinamento em desenvolvimento. “Por exemplo, na minha área, eu poderia ensinar por meio de um workshop como se faz um aplicativo Android”, diz.
Para isso, Tiago concilia estudos, carreira e o trabalho no Google, que deve somar o tempo máximo de 10h mensais. Para ampliar o conhecimento dos estudantes da UCB sobre a empresa, Tiago já criou um perfil da Universidade no Google Plus e fez uma comunidade do embaixador na UCB. “Depois que criei a comunidade, convidei todos os meus amigos, cerca de 350 pessoas. Foi assim que algumas pessoas vieram me perguntar o que era e como funcionava o trabalho. As redes são ideias para criar eventos, enviar convites e compartilhar informações novas nos perfis para os estudantes”, comenta.
Como vantagens da função, ele deve aumentar a visibilidade da UCB no Google e abrir caminho para falar de aplicações e produtos que podem mudar a vida dos estudantes e levá-los a serem mais produtivos e proativos. Recentemente, realizou uma palestra sobre o Google Map Maker que é um serviço de mapeamento colaborativo, no qual o usuário pode expandir e melhorar a cartografia do Google Mapas. O estudante explica que, na visão da empresa, “Palestras podem ser uma conversa num café com cinco pessoas ou num auditório com centenas delas. Posso ser o palestrante ou chamar pessoas de fora, tanto da universidade como pessoas do Google mesmo”.
Cultura Google
No mês de agosto de 2014, o estudante fez uma viagem ao México para fazer um treinamento na filial da empresa na América Latina. Segundo Tiago Emerick, o treinamento, amplo e direcionado a diversas áreas, é uma imersão no que ele chama da “Cultura Google” e pode ser a porta de entrada para um futuro profissional na empresa. Para o estudante, que deseja trabalhar na filial do Google no Brasil, em São Paulo, a jornada exige preparação. “É por meio de programas externos que o funcionário do Google se prepara. Lá, eles ensinam como devemos nos comunicar, como se apresentar em público, como devemos utilizar a marca e o que as ferramentas são capazes de fazer”, completa.
Durante o treinamento, os dois últimos embaixadores do México deram palestra aos novos embaixadores. “Eles nos contaram sobre suas experiências no Google. No Brasil, é a primeira vez que acontece, por isso não conhecemos embaixadores veteranos. O objetivo é expandir essa cultura cada vez mais no país”, conclui.
Conheça o perfil da Universidade Católica de Brasília no Google Plus:
https://plus.google.com/communities/100969983955516023919
Acesse a comunidade do embaixador do Google de Brasília (DF), Tiago Emerick:
https://plus.google.com/+TiagoEmerickA/posts
Veja como ocorreu a integração dos estudantes embaixadores Google da América Latina 2014: https://www.youtube.com/watch?v=nBnCCv5cCFU
Fonte: UCBDF