O segundo dia do 3º Fórum de Diretores das Escolas Católicas, em Brasília, falou da “Pedagogia da presença, da proximidade e da partida” com o Diretor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof. Dr. Luiz Síveres.
“O ser humano é um ser aberto, a educação deve ser sempre um projeto aberto para novas realizações, novas conexões”, defendeu Síveres em sua participação. A qualidade da educação passaria, segundo ele, por fatores quantitativos, mas precisaria ir muito além disso, questionando o conceito subjetivo desta qualidade, proposta da realização do evento.
Em saudação aos participantes, Ir. Frederico Unterberger, FMS, Diretor 1º Vice-Presidente da associação, destacou a importância dos professores e diretores como elo no processo de construção da qualidade nas escolas católicas, “precisamos abrir o canal de comunicação com os jovens, elemento fundamental na avaliação da qualidade do ensino”.
O segundo dia de evento contou ainda com a apresentação dos cases de sucesso: “A Virada do Colégio São Luís”, do Colégio São Luís, “Educação, qualidade e saúde financeira: o caso da criação do Claretiano – Rede de Educação”, da Rede Claretianos, “Solução Digital: uma realidade educacional na Rede Salesiana de Escolas”, da Rede Salesiana de Escolas e “Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio: critérios de qualidade para um processo de ensino e aprendizagem integral”, do Colégio Cristo Rei.
O 3º Fórum de Diretores das Escolas Católicas reuniu em dois dias de evento gestores de todo o país para o debate e a troca de experiências sobre o cenário atual e os novos caminhos para a construção da qualidade nas escolas católicas. Aproximadamente 200 participantes estiveram no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).
Assessoria de Comunicação da ANEC