Teve início na manhã desta quinta-feira (8) o 5º Fórum das IES Católicas. O evento, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem por finalidade promover a troca de experiências entre os participantes. Organizado em palestras e apresentações de cases, o fórum abriu espaço para homenagear os ex-reitores da IES Católica associadas à ANEC.
A mesa de abertura foi composta pela reitora da PUC-SP, Profª Anna Cintra; pelo presidente da Câmara de Ensino Superior e 1º vice presidente da ANEC, Ir. Frederico Unterberg; pelo presidente do Conselho Superior da ANEC e presidente do CRUB, Prof. Wolmir Amado; pela diretora 1ª secretária da ANEC, reitora do Centro Universitário Franciscano, Irª. Irani Rupolo; pelo diretor 1º tesoureiro da ANEC, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; FSC- secretário da Câmara de Ensino Superior da ANEC, reitor do Centro Universitário La Salle-RS, Ir. Paulo Fossatti e Coordenador do Conselho Estadual da ANEC-SP, Pe. Roberto Duarte Rosalino.
Na abertura do evento, a reitora da PUC, Anna Cintra, discursou a respeito dos desafios que diferem as Instituições de Ensino Superior (IES). Segundo a reitora, o diferencial das IES Católicas tem que ser a excelência acadêmica. “Só vamos conseguir resultados positivos se houver envolvimento da comunidade, ou seja, dos professores, alunos, funcionários e gestores na ideia da busca pela excelência”, explica. Outro desafio, segundo Ana Cintra é, justamente, definir a identidade de cada Universidade.
Para o Diretor 1º Vice-Presidente da ANEC, Irmão Frederico Unterberger, FMS, o principal objetivo dos fóruns das IES Católicas é criar uma identidade das instituições e favorecer intercâmbio entre as universidades, para que cada uma possa progredir e instalar um processo de qualificação dos cursos e da própria organização. Ainda segundo ele, em torno de todos os desafios, o maior deles é o corpo docente, que move toda a parte educativa das instituições.
O tema ‘Construindo a qualidade nas IES Católicas’ foi discutido pelo Ir. Clemente Ivo Juliatto, reitor da PUC-PR. Ao abordar o assunto principal da programação, Ir. Clemente disse que o grande desafio das IES Católicas, mesmo dadas a dificuldades financeiras, é manterem-se católicas de verdade, e não instituições econômicas que se preocupam apenas com o dinheiro. “Tem que ser católica na sua essência, nos princípios, lutar pelos valores, e passar isso à comunidade”, afirma.
Reitores(as), diretores(as) e pró reitores(as) das IES de todo o país participaram do evento que continuou no período da tarde com apresentações de cases.