Relatório da Pearson, líder mundial no desenvolvimento de soluções para a educação, publicado nesta quinta-feira (8), apresenta o estudo internacional The Learning Curve 2014 (A Curva de Aprendizado 2014). O objetivo do estudo é classificar o desempenho da educação de 39 países e Hong Kong.
O relatório aborda situações que evolvem às mudanças de desempenho globais educacionais e à relevância das habilidades pessoais para esse século.
O Brasil ocupa a 38º colocação, tendo subido apenas uma posição em relação ao primeiro relatório, divulgado em 2012. O país está entre os que registra maior queda nos índices de desempenho escolar e habilidades cognitivas, figurando no grupo com a maior variação negativa em relação à média global, junto com Argentina, México, Tailândia, Colômbia e Indonésia.
Para mudar o quadro, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) possui desde 2010 um sistema de avaliação em larga escala em que as escolas podem verificar seu desempenho nas diversas áreas do conhecimento e, a partir desse diagnóstico, planejar e redirecionar suas ações pedagógicas.
Outra medida são os eventos de aperfeiçoamento realizados em todo país. “Uma escola aprende com a experiência da outra. A ANEC proporciona momentos em que essas boas praticas possam ser compartilhadas”, afirma Janaína Paim, Relacionamento Institucional da associação.
Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Hong Kong ocupam posição de destaque na pesquisa. Nessas localidades, segundo a Pearson, as escola são mais valorizadas do que em outras parte do mundo.