No 4 de outubro é celebrado a memória de Giovanni di Pietro Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis. Nascido na cidade de Assis, na Itália, é considerado o padroeiro dos animais, bem como da natureza. O santo é um dos mais importantes do catolicismo e tem o dia celebrado hoje devido ao seu sepultamento que ocorreu nesta data, no ano de 1226. Desde então, a figura ilustre foi canonizada pelo Papa Gregório IX como Santo da Igreja Católica.
Reconhecido pela revista Times como personalidade de maior destaque do último milênio, Francisco tem uma trajetória marcada pelo cultivo da simplicidade, o amor a Deus e a pureza no coração. A soma desses fatores sempre se refletiu em suas obrigações, por meio de conselhos sábios e paciência nunca vista perante os outros fiéis. Nos moldes atuais, a figura do Santo representa toda a empatia e compaixão que tanto buscamos nos dias de hoje.
Por todos esses fatores, São Francisco de Assis não é apenas uma figura medieval ilustre em meio a tantas outras. Os feitos dele, mesmo após 800 anos, se refletem na contemporaneidade, uma vez que se aplicam diretamente na promoção dos direitos humanos, englobando a diversidade e abraçando as diferenças de maneira positiva.