Na manhã desta sexta-feira (21), em Brasília, foi realizada a X Assembleia Geral Ordinária da ANEC, com a presença de representantes de instituições e autoridades que fazem parte da Associação. Na primeira palestra, os presentes puderam acompanhar um material sob o tema: Um olhar sobre o presente e o futuro da Educação Católica.
A palestra foi ministrada pelo professor Francisco Angel Morales, diretor 2º secretário da ANEC e presidente da câmara de Ensino Superior da ANEC. Na ocasião, ele trouxe algumas metas e tendências mundiais para a educação. Para ele, é preciso valorizar estudantes devem ser valorizados através do olhar humanizador do educador. “Para que nossa proposta seja implementada, é preciso evangelizar para educar. Precisamos difundir, propagar e instruir nossos alunos de forma correta. Temos que aproximar as mantenedoras para nos tornarmos um sistema de rede em redes”.
Ir Adair Sberga, vice-presidente da ANEC, acredita que esse debate melhora o cenário da educação católica do Brasil. “É um campo bastante complexo, mas com pessoas dispostas a enxergar o mundo, teremos qualificação para colaborar com o Brasil que tanto queremos e que tanto sonhamos”, finaliza.
Na sequência, alguns representantes de mantenedoras trouxeram sugestões que pudessem agregar, de forma positiva, o debate e as propostas sugerias pela ANEC. Ainda no cronograma de atividades, foi apresentado o V Congresso Nacional de Educação Católica, que será realizado em Cuiabá/MT em março de 2019. Mais informações podem ser conferidas em www.anec.org.br/congresso.