A educação humanizada está fundamentada em princípios de respeito, inclusão, tolerância e responsabilidade social. Através deles, as escolas desenvolvem o vínculo com a sociedade, incentivando educadores e alunos a se tornarem pessoas mais comprometidas com a justiça e a solidariedade.
A Educação Básica e o Ensino Superior estão inseridas neste contexto. Para o reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e reitor da UNILASALLE-RJ, Ir. Jardelino Menegat, as instituições educativas, em particular as católicas, são incentivadas a oferecer espaço de reflexão para o lado humano e o solidário. “Temos consciência da responsabilidade das instituições educativas, sejam elas de Educação Básica ou Superior, de fazer com que sua missão prevaleça. Isto é, transformar vidas pela excelência educativa que não deixam de ser humanos e solidários”, ressalta.
A educação como processo de humanização busca transformar o homem a partir da apropriação de conhecimentos. Nesta jornada, a escola e os professores precisam se reinventar e buscar uma estrutura para se ter uma educação baseada no desenvolvimento das condições humanas.
Os professores são referências para formação de opinião. A educação humana e solidária é transmitida por conteúdos e exemplos dos educadores. O reitor destaca que a preparação destes profissionais deva ser “uma formação ética, que some com o lado humano e solidária existentes nas instituições educativas”.
Ele acredita que as práticas humanas e solidárias possibilitam que as pessoas tenham uma dimensão espiritual, independente da confissão religiosa. Para ele, é importante que os alunos consigam aprender a bem viver, e aprender com as boas atitudes do cotidiano. “Precisamos enfatizar nossos valores nas escolas. Temos de fazer com que as pessoas sejam mais humanas, mais fraternas, mais solidárias e respeitar o outro, e isto é ser humano e solidário”, finaliza.
Ir Jardelino Menegat realiza palestra sobre: Interface da Educação Básica e do Ensino Superior: Educação humanizadora e solidária em Seminário da ANEC
Doutorado em Educação pela Universidade La Salle, Canoas -RS. Doutorando em Administración de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Montevideo-Uruguay) (em fase de defesa da tese). É coordenador do Grupo de Pesquisa do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – UNILASALLE-RJ intitulado: Indicadores de qualidade educacional e a Educação lassalista na contemporaneidade: dos fundamentos às práticas administrativo-pedagógicas nas Comunidades Educativas da Rede La Salle no Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do Unilasalle, de Canoas – RS, em Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação. Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração da Educação pela mesma Universidade. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Califórnia (Irvine, Estados Unidos). Bacharel em Teologia e licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), de Canoas – RS. Diretor de vários Colégios da Rede La Salle, fundador da Faculdade La Salle, Manaus -AM e da Faculdade de Tecnologia La Salle, de Estrela . Professor convidado em Cursos de Especialização e MBA. Foi Presidente da Rede La Salle por quatro mandatos, no momento é Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – Unilasalle – Niterói – RJ. É Chanceler da Universidade Católica de Brasília – UCB, Faculdade Católica do Tocantins – FACTO e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE. Palestrante nos contextos nacional e internacional focalizando as seguintes temáticas: formação inicial e continuada; qualidade da educação; processos e práticas de gestão em Instituições Educativas e outras Organizações; gestão do conhecimento; tendências educacionais; responsabilidade social; governança corporativa.