De 22 a 25 de março se reuniram as representações das juventudes das três províncias do Brasil, em São Paulo. A proposta do encontro foi a de possibilitar o diálogo desses jovens para que pudessem ampliar seus sonhos provinciais de representação.
Encontraram-se oito representantes da Província Brasil Centro-Norte, cinco da Província Brasil Centro-Sul (PMBCS) e dois da Província Brasil Sul-Amazônia. Pastoralistas das equipes provinciais acompanharam os jovens para contribuir nos trabalhos.
Baseando-se no método “ver-julgar-agir”, na sexta-feira os trabalhos se ativeram a um olhar para a caminhada de cada província e a refletir sobre qual o papel e os objetivos de uma comissão de juventudes.
No sábado, passando para o momento do “julgar”, os jovens tiveram uma formação sobre a Campanha tradicional da Igreja do Brasil do tempo da quaresma, que nesse ano abordava a questão da superação da violência e a cultura de paz.
Na parte da tarde, os jovens fizeram uma visita até o Arsenal da Esperança, uma estrutura que acolhe cerca de 1.500 pessoas que estão em situação de rua e migrantes que precisem de um lugar para ficar.
O domingo de ramos, dia do “agir”, foi o momento de sonhar com novos horizontes para o Brasil Marista. A partir de tudo que vivenciaram, foi possível construir um novo sonho: caminhar juntos! Surgiu o desejo para que haja mais espaços e momentos de partilha como esse, com trocas de experiências, a fim de se estabelecer estrategicamente formações conjuntas, incidências nos diversos espaços sociais e, quem sabe, uma estrutura nacional de representatividade juvenil.
Nesse link, pode ler a crônica completa do encontro: https://bit.ly/2JCqBiA .