O primeiro dia do IV Fórum Nacional de Educação Básica e II Fórum Nacional de Agentes de Pastoral, organizado pela ANEC, aconteceu nesta sexta-feira, 22 de março. Além do conhecimento dos palestrantes e de uma variada seleção de temas, o evento contou com participantes engajados e repletos de experiências para compartilhar.
A mesa de abertura foi composta por diversos convidados ilustres: Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo; Bernadete Gatti, Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP); Prof. Rossieli Soares da Silva, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Irmão Paulo Fossatti, Presidente da ANEC; Padre Roberto Duarte Rosalino, Diretor Financeiro da ANEC; Frei Claudino Gilz, da Pastoral da ANEC; Irmã Adair Aparecida Sberga, Vice-Presidente da ANEC; e Padre Eduardo Fernandes Rocha, da Pastoral da Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Logo em seguida, foi realizada uma Conferência Magna com o tema “A ação política, pedagógica e pastoral das escolas católicas: que educação queremos para uma sociedade ecoplanetária?”. Palestraram Ascânio João Sedrez, Diretor Geral e Educacional Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo; Prof. Dr. Francisco Thiago Silva, da Universidade de Brasília (UnB); Antonio Boeing, Gerente de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas; e novamente a Irmã Adair Aparecida Sberga.
O prof. Francisco também retornou para mais uma participação, apresentando uma Ted Talk sobre o tema “Currículo em movimento”. O especialista abordou questões diversas da educação, como o ensino religioso, evasão escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Qual o currículo que nós queremos? É o currículo em que os professores participam de todas as fases de elaboração”, afirmou. “Quando você muda a prescrição curricular, você tem que mudar a forma como o conteúdo vai ser trabalhado, e vai ter que alterar o procedimento didático e metodológico do professor. Então ele tem que se apropriar dessas mudanças”, disse Francisco Thiago.
Ao mesmo tempo, o músico e Mestre em Educação Gustavo Balbinot falou sobre escola em Pastoral, com uma abordagem diferente. Ao longo de sua palestra, focada na humanização das relações como fundamento da atuação religiosa, ele tocou em seu violão algumas músicas, cantando junto dos participantes.
No período da tarde, diversos palestrantes tomaram a frente em seis mesas temáticas, que trataram de assuntos como inovação e tecnologia educacional, educação integral, boas práticas de ensino religioso e a cultura da solidariedade. Jorge Vargas, coordenador de referência no Sistema Marista de Educação – Ensino Religioso (FTD), debateu vários assuntos dentro do tema “Diálogo Inter-religioso”, como a intolerância religiosa, o sincretismo e a grande diversidade de sistemas de crença dentro da fé cristã.
O Fórum Nacional de Educação Básica e o Fórum Nacional de Agentes de Pastoral é patrocinado pela International School, pela AS Informática, pela Life Intercâmbios, pelo Grupo SM, pela FTD Educação, pela Tecnovisão, pela Oxford University Press, pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), pela Paulus Editora e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).