A Campanha da Fraternidade (CF) foi uma feliz iniciativa histórica e anualmente é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o tempo litúrgico da Quaresma. O objetivo por excelência dessa campanha tem sido sensibilizar a sociedade à reflexão de certas problemáticas, buscando mudanças e, até mesmo, possíveis soluções. Escolhe-se para a realização da referida Campanha, a cada ano, um novo tema e lema.
Em 2018, “Fraternidade e superação da violência” é o tema, e “Em Cristo somos todos irmãos”, o lema. Em outras palavras, a CF-2018 almeja “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. E dois são os desafios mais evidentes que se apresentam à pesquisa e à análise do tema da Campanha da Fraternidade de 2018:
1) Compreender a violência nos seus múltiplos aspectos, visto que ela está presente em várias situações do cotidiano social: na rua, no esporte, no trânsito, nas redes sociais, nos meios de comunicação, nas famílias (dentro de casa…), nas escolas (bullying, preconceito, intolerância), entre outros;
2) Compreender o papel das atuais gerações na construção de uma cultura de paz.
Frei Claudino Gilz, ofm*
Assista o Ep. 02 da Formação CF 2018.