Na noite desta quarta-feira (31), Brasília recebeu o Dia ANEC 2018. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o evento aconteceu na sede da instituição e teve como tema “A BNCC e PPP: pistas para um currículo dialógico e emancipador”. O objetivo foi promover um debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do Ensino Médio e os impactos que essas mudanças causam no Projeto Político Pedagógico (PPP).
O início do evento foi marcado por um momento de oração, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Pastoral da ANEC DF. Na sequência, os participantes acompanharam uma palestra sobre bilinguismo com a professora Camila Santos, da International School. Também houve uma mesa redonda composta pelos professores Francisco Thiago (UniPROJEÇÃO), Álvaro Moreira Júnior (Presidente do SINEPE/DF), Joaquim José Soares (UnB) e Fábio Pereira de Souza (SUPLAV).
Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica, ressalta a importância do Dia ANEC para promover um espaço de diálogo e reflexão. “O evento marca o encontro das instituições católicas de ensino e engloba o fortalecimento da escola e da caminhada de gestão para o ano que começa. Neste evento, nós tratamos sobre a BNCC e o bilinguismo. Esse debate serviu para promover conhecimentos técnicos sobre o assunto e também para nos enxergarmos como instituições irmãs que lutam para ter uma educação católica de qualidade”, afirma.
Durante a palestra sobre o bilinguismo, a professora Camila Santos trouxe pontos importantes que pudessem despertar o interesse sobre a educação bilíngue e mostrou de que maneira o ensino traz benefícios às crianças. “A ideia foi gerar curiosidade de todos sobre a educação bilíngue. Escolas e pais têm começado a se questionar sobre esse tipo de ensino. A minha intenção foi tentar mostrar que, essa modalidade, além de abrir portas por meio do ensino de uma segunda língua em fases iniciais da vida escolar, trabalha com o cérebro das crianças, tornando-as mais atentas, organizadas e concentradas”, comenta.
A mesa redonda, compostas por convidados, debateu pontos da BNCC e do PPP. O professor Álvaro Moreira, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (SINEP), comenta a participação das escolas no Dia ANEC DF. “É muito importante esse tipo de iniciativa. Na educação, você tem que estar sempre buscando meios de aprendizado e atualização. Aqui, nós pudemos refletir sobre os assuntos que podem mudar em relação à BNCC e de que forma isso pode ajudar as instituições de ensino na construção do projeto pedagógico de 2018”, relata.
O membro da equipe técnica do Colégio Marista de Brasília, Ricardo Timm, parabenizou a instituição pelo evento. “A ANEC consegue, com esse tipo de evento, aproximar as escolas. A união das escolas é importante para que tenhamos uma linguagem única, com a mesma missão, que é educar melhor”, finaliza Ricardo Timm.