No mês em que se comemora o dia do voluntário social, estudantes e educadores do Colégio Sagrado Coração de Maria participam de ações de intercâmbio solidário no Norte de Minas Gerais.
A Rede Sagrado realiza anualmente a Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário, considerada uma das mais importantes estratégias de aprimoramento do protagonismo juvenil, do autoconhecimento, da elaboração do projeto de vida, da vivência da fé e da alteridade entre os adolescentes e jovens. Trata-se de um projeto que leva estudantes e educadores da Rede Sagrado – Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM) para vivenciar outras realidades, costumes e maneiras, motivando o desenvolvimento de iniciativas proativas frente a problemas políticos e sociais contemporâneos.
Entre os dias 8 e 14 de julho, mês em que se comemora o dia do voluntário social – 26 missionários –jovens estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio e educadores do CSCM-BH – embarcam para mais uma edição do projeto, que neste ano completa 15 anos. O destino é Janaúba, norte de Minas, onde os missionários realizaram visitas às famílias e intervenções solidárias e formativas junto aos educadores, crianças e jovens de diversas comunidades
Nas três últimas edições da Missão Jovem SCM – Intercâmbio solidário (2013, 2014 e 2015) os estudantes e professores do CSCM-BH vivenciaram a experiência de intercâmbio em Curvelo-MG, no entorno do projeto socioeducativo mantido pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
A oportunidade de, durante alguns dias, inserir-se como voluntário em uma realidade social diversada sua, tem educado muitos estudantes para a solidariedade, revelando-se uma daquelas experiências de vida que se carrega no coração eternamente. Além dessa perspectiva, por utilizar de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, a vivência da Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário, se torna mais uma estratégia de formação acadêmica, pois, favorece a aplicação direta ou indireta dos conhecimentos das diversas áreas do conhecimento nas ações de intervenção e ou observação da realidade. Acerca disso, Sérgio Andrade, Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) complementa: “Assim como a excelência acadêmica é fruto de aprendizagens, a educação para a solidariedade também requer processos de formação e experiências, que acontecem no dia a dia das relações”, conclui.