A Equipe de articulação do Projeto “Viva a Solidariedade!” esteve reunida, no dia 13 de maio, em Brasília, para avaliar a caminhada de mobilização nacional do projeto.
O “Viva a Solidariedade!” teve seu início em abril deste ano, com a propagação da parceria entre CRB, CNBB e ANEC para uma proposta pastoral-pedagógica que faça a nucleação de ações solidárias e fraternas por meio da prática esportiva e lúdica, que envolva o público infantil, adolescente e juvenil.
Durante a reunião, a Equipe avaliou o caminho de articulação e os resultados da mobilização. Com 2 meses, o projeto recebeu 20 adesões de instituições de ensino e de outros organismos eclesiais, como paróquia e pastoral social, além de adesão de uma ONG de caráter não confessional. Alcançou 4 das 5 regiões brasileiras. Uma abrangência significativa para o pouco tempo de vida do projeto.
Outro dado significativo oriundo das análises das adesões recebidas: a variedade de propostas das ações solidárias. As instituições se propuseram desde fazer coletas de alimentos, agasalhos, até abrir os espaços de escolas para a recreação das crianças e jovens da comunidade externa.
Segundo Eliana Veras, representante da CRB Nacional no projeto, “o próximo passo agora é fazer do site oficial do projeto um diário de bordo que reúna todas essas ações solidárias indicadas pelos que aderiram; dar visibilidade ao bem viver, às relações fraternas e solidárias”.
A adesão ao Projeto “Viva a Solidariedade!” ainda é possível. A Equipe nacional receberá o formulário de adesão até julho deste ano. O projeto estará vigente até agosto de 2017 e está sendo acompanhado pelo organismo da Igreja alemã, Adveniat.
Mais informações sobre o projeto, acesse o site <http://anec.org.br/vivasolidariedade/>