Unidades do Rio e de Belo Horizonte recebem estudantes da Marymount School da Colômbia
No dia 16 de abril, os colégios Sagrado Coração de Maria (CSCM) do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte receberam, ao todo, seis estudantes colombianas, da Marymount School Medellín. Trata-se de mais uma edição do Intercâmbio Internacional da Rede Sagrado, realizado entre as escolas da Rede Sagrado e a Marymount School. O projeto existe há quatro anos e, cada vez mais, se propaga por diferentes países. Além de Brasil e Colômbia, escolas da Inglaterra e dos Estados Unidos também participam.
Durante um mês, Antonia Vélez (13), Rosário Martínez Duque (14) e Mariana Echeverri (15) estudarão na unidade carioca, enquanto Izabela Parra (15), Stephanie Bergon (14) e Raquel Bernal, na unidade de Minas Gerais. Além de frequentarem regularmente as aulas, as intercambistas participarão de oficinas de Língua Portuguesa, saídas pedagógicas e passeios turísticos.
Segundo Deise Elen Abreu, coordenadora estratégica de processos educativos do Centro Administrativo Educacional da Província (CAEP), instituição mantenedora dos colégios da Rede Sagrado no Brasil, o intercambio é também responsável por estreitar o relacionamento entre famílias brasileiras e estudantes estrangeiras. “Com isso, temos também a oportunidade de desmitificar alguns aspectos de nossa cultura, ao mostrá-la de outras formas que não as reproduzidas midiaticamente.”
Na cidade maravilhosa, as intercambistas visitarão lugares como o Museu de Arte do Rio, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Morro do Corcovado, onde conhecerão uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor. Já na capital mineira, as estudantes colombianas farão um tour pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha, Mercado Central e Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Ainda em Minas Gerais, elas terão a oportunidade de conhecer a cidade que é patrimônio cultural da Humanidade, Ouro Preto.
As alunas de Marymount School Medellín, Antonia Vélez (13) e Rosário Martínez Duque (14), desembarcaram no dia 16 de abril, no aeroporto do Rio de Janeiro. Esta edição conta com mais uma estudante da escola colombiana, Mariana Echeverri (15), que chegará no dia 26 seguinte. Assim como nas edições anteriores, as intercambistas estão hospedadas em casas de famílias de estudantes do próprio colégio que as recebe. Rosário está na casa da família da aluna Mirella Perfetti, da 1ª série do Ensino Médio (EM); Antonia, na residência da estudante Paola Burlamaqui, do 9º ano do Ensino Fundamental; e Mariana ficará com a família de Isabelle Chanfayns, da 2ª série do EM.
A coordenadora pedagógica geral (CPG) do CSCM-RJ, Rosana Cattete, falou a respeito de o projeto apresentar conjuntura pedagógica cultural. “Durante as aulas, as alunas terão a oportunidade de vivenciar a rotina escolar, estudar a língua portuguesa e aprender mais sobre assuntos de diferentes áreas acadêmicas. No período destinado ao lazer, elas conhecerão a cultura brasileira, por meio da gastronomia e de passeios turísticos, entre outras atividades para entretenimento.”
A CPG do colégio de Belo Horizonte, Daniela Chaves, também destacou o enriquecimento da perspectiva pessoal dos envolvidos no projeto. “É uma oportunidade diferenciada de aprendizado, tanto para os estudantes do nosso Colégio como para as intercambistas, uma vez que a troca de experiências proporciona o desenvolvimento de aspectos de formação humana, como maturidade, independência, solidariedade e abertura para o que é novo.”
Medellín in Rio – Parte II
Terceira intercambista colombiana desembarca no Rio
No dia 16 de abril, o colégio sagrado Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ) recebeu duas da três alunas intercambistas de Marymount School Medellín, Antonia Vélez (13) e Rosário Martínez Duque (14). Dez dias depois, a última estudante colombiana participante desta edição do Intercâmbio Internacional da Rede Sagrado, Mariana Echeverri (15), desembarcou no aeroporto da cidade.
Igualmente às outras, ela frequentará regularmente as aulas, participará de oficinas de Língua Portuguesa, saídas pedagógicas e passeios turísticos.
Alunas de Marymount School Medellín aproveitam o feriado prolongado para conhecer pontos turísticos da cidade maravilhosa
Na tarde do dia anterior, Antônia e Rosário aprenderam a fazer brigadeiro, prato típico brasileiro na cozinha experimental do colégio. “Conhecer a gastronomia local é uma das propostas culturais do projeto de intercâmbio.” – explicou Giselle Camargo, coordenadora educacional do Ensino Médio do CSCM-RJ.
As duas passaram os feriados de Tiradentes (21) e São Jorge (23) acompanhadas de suas famílias. Rosário aproveitou o feriadão prolongado para conhecer cenários suntuosos da cidade maravilhosa, tais como o Joquei Clube Brasileiro, a Logoa Rodrigo de Freitas e o Mirante do Leblon, junto com os familiares da aluna Mirella Perfetti, da 1ª série do Ensino Médio (EM). A mãe, Martha Perfetti, disse que a experiência de ser também mãe de Rosário está sendo muito interessante devido oportunidade de conhecer os costumes de outra cultura. “Tanto Rosário quanto nós estamos aprendendo com essa troca. No ponto de vista do idioma me pego falando português com a entonação dela (risos) e ela está aprendendo a usar o nosso chiado. Ela é uma pessoa que desejamos sempre manter o contato.”
Já Antônia aproveitou para curtir ainda mais a praia de Copacabana e conhecer os ares da Região Serrana do Estado. Na companhia da sua sister, Paola, e da mãe dela, Giselle Camargo (também coordenadora do segmento), a intercambista ficou hospedada na casa da matriarca da família, da avó. Para Giselle é muito bom receber uma pessoa que vive em outra realidade. “Trocamos informações sobre os costumes, as comidas, a escola de lá e a de cá. Nós, que recebemos, aprendemos a língua também. Enfim, o mundo hoje é globalizado e quanto mais pessoas de diferentes países conhecermos, mais portas estarão abertas para nós e nossos filhos.”

