Com o objetivo de dar continuidade às ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o Ministério da Educação (MEC) reuniu nesta quarta-feira (16) em Brasília, as entidades que aderiram ao Pacto da Educação Brasileira contra o Zika.
Foi realizada uma oficina de Trabalho numa dinâmica fracionada em dois momentos, no período da manhã, de 9h às 10h, foi realizada uma reunião unificada e a seguir os participantes foram divididos em 2 grupos: O 1º grupo para programação e mobilização das ações do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, na semana de 04 a 09 de abril de 2016 e um 2º grupo de organização do Concurso e Premiação.
O Projeto tem o objetivo de dar início à Mobilização da Família e Comunidade Escolar a partir das escolas brasileiras. A semana será dedicada aos educandos, profissionais da educação, familiares e comunidade em geral.
A mobilização pretende atingir todo o sistema educacional brasileiro, com ênfase nos 223 municípios considerados prioritários para o combate ao mosquito.
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) se comprometeu com a organização da mobilização, juntamente com o CRUB, CONIF, FNE, UBES, UNE, Consed e Undime. A premiação está sob a responsabilidade das seguintes instituições: ABMES, Unesco, FENEP, Andifes, Flacso, OEI e Unicef.
O secretário de Educação Continuada do MEC, Paulo Gabriel Nacif, falou da importância em manter as ações do combate ao mosquito, de forma preventiva no ambiente escolar e nas famílias. “A ideia dessa oficina é pensar a Semana da Mobilização em todas as suas dimensões e buscar a efetividade das ações, através de um processo de avaliação e monitoramento”.
O Grupo responsável pela Mobilização definiu algumas ações no sentido de operacionalizar todas as atividades. Dentre elas, a articulação das famílias através das organizações religiosas, com o apoio da CNBB, ABIEE e ANEC; mobilizar os coordenadores do Pibid nas universidades para intensificar a atuação; construir proposta de instrumento de monitoramento e avaliação; acionar o departamento de tecnologia da Informação do MEC para construção da plataforma que irá hospedar o documento de avaliação.
Um dos pontos levantados pelos participantes é que a participação das entidades no Pacto da Educação contra o Zika, seja um item de avaliação na questão da responsabilidade social, agregar o pacto nos programas que já estejam incorporados no âmbito da educação.
Outra demanda discutida no grupo de mobilização foi definir datas e selecionar exemplos de ações que foram destaque de boas práticas.
No período da tarde os grupos se reuniram para apresentar as propostas e iniciar a operação de mobilização. A equipe da Premiação avaliou ações de reconhecimento de forma a abranger o mais adequado para cada modalidade, categoria e nível escolar.
De acordo Paulo Gabriel, o plano tático elaborado na Oficina será apresentado em reunião com o ministro e assim iniciar o diálogo com todos os envolvidos na Semana de Mobilização das famílias nas escolas.
Por Tereza Brasil, jornalista da ANEC