A diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal (RN) e 1ª secretária da diretoria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Ir. Marli Araújo da Silva apresentou na manhã dessa sexta-feira (20) durante o Congresso Mundial de Educação Católica, em Roma, o tema “Programas, modalidades e estratégias de formação para diretores, professores e famílias. Guia e aspectos mínimos a serem considerados na formação das atividades”.
A diretora mostrou o Sistema de Avaliação Educacional ANEC. Criado em 2009 pela associação, surgiu com a finalidade de facilitar e baratear o acesso das escolas associadas a um sistema confiável de avaliação institucional. E como proposta, auxiliar as instituições.
É uma ferramenta de avaliação que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino, assim como, a influência de uma educação de valores e atitudes. Atualmente, são sete modalidades de processos avaliativos diferentes, formatados para melhor atender as necessidades das associadas da ANEC.
Para a Irmã Marli, o Sistema da ANEC não avalia somente aspectos cognitivos, mas também atitudes e valores, bem como a percepção dos pais. “ As escolas da ANEC estão bem posicionadas na avaliação, trabalhamos na construção humana, especialmente a ética e o respeito dos valores evangélicos, cristãos e da cultura. ”
“Muito feliz em perceber que a ANEC é referência em entidade de educação católica no mundo inteiro. Todos nos veem com muito respeito. Nos procuram para saber como funciona na prática”, disse ir. Marli.
O Brasil assumiu uma vaga no Conselho da Organização das Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL) nessa terça-feira (17) em Roma, onde foram eleitos para o próximo triênio, o novo presidente, prof. Dr. Francisco Ramírez e quatro vice-presidentes que representarão as quatro Sub-Regiões componentes da ODUCAL, dentre eles o prof. Dr. Paulo Fossatti, reitor da Unilasalle Canoas (RS) e atual diretor-presidente da ANEC.
Durante a Assembleia Geral da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC) que aconteceu nos dias 16 e 17, também em Roma, a ANEC assumiu uma vaga no conselho pela América Latina.
Para ir. Marli, a contribuição da ANEC para o progresso da Educação Católica na América Latina é de extrema importância e reconhecimento. “ Temos muito a partilhar. Nós somos quase 10% do público do evento organizado pela OIEC”.
A representar a ANEC estão presentes o diretor presidente, Prof. Dr. Paulo Fossatti; Ir. Eulália de Lima; Ir. Marli da Silva; Frei Claudino Gilz; Padre Roberto Rosalino e o professor Francisco Morales. O conselho foi representado pelo professor Wolmir Amado e Ir. Maria Imaculada.
O Congresso Internacional tem como tema «Educar Hoje e Amanhã. Uma paixão que se renova», e termina neste sábado (21).
Tereza Brasil, jornalista da ANEC