Aconteceu em Colatina (ES), entre os dias 10 e 12 de outubro, o III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos e III Fórum Brasileiro de Cultura, ambos promovido pela Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e Diocese de Colatina, em parceria com ANEC e outros organismos. O tema que unificou os dois eventos foi: “Tecendo com Arte a vida!”
A ANEC fez-se presente durante esses dias por meio de representação do escritório estadual do Espírito Santo, Ir. Rita Cola, coordenadora do Conselho Estadual da ANEC, e dos colaboradores Adriano Fiorese, secretário estadual da ANEC, Geovani Santos, secretário estadual do Rio Grande do Norte e Elisangela Barbosa, coordenadora de Pastoral da ANEC.
Estiveram presentes também integrantes do Grupo de Trabalho de Pastoral na Universidade da ANEC, tais como Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), Centro Universitário São Camilo.
“Caminhar juntos, fortalecer vínculos, compartilhar desafios, celebrar ações evangelizadoras significativas no meio universitário, perceber que não estamos sozinhos”. Essa foi a avaliação de Marílson Simões, membro do GT de Pastoral na Universidade da ANEC, presente no evento.
De acordo Marilson, a presença do GT nas atividades do setor de universidades é de extrema importância – “ A atuação e presença no grupo tem me ajudado a planejar, avaliar e promover melhor as ações evangelizadoras na ESFA de Santa Teresa no Espírito Santo.”
Para Geovani Santos, “o III EBRUC e III Fórum Brasileiro de Cultura foram espaços privilegiados de diálogo, troca de experiências e de formação para todos os participantes. Além disso, os eventos apontaram caminhos por onde as Pastorais Universitária e da Cultura devem seguir para crescer e fortalecer a sua articulação e missão junto à sociedade. Enquanto ANEC, foi grande a alegria por colaborar na organização e realização destes eventos, pois reconhecemos a sua importância, e assim reafirmamos a nossa comunhão com a Igreja e o nosso compromisso com a transformação social.”
Sobre o EBRUC
A Mesa de Abertura do EBRUC abordou o tema “Igreja e Sociedade (des)encontros de Horizontes”, com o professor Vilaschi (UFES) e o bispo emérito de Colatina, D. Décio Zandonane.
Um dos pontos fortes também foi o Painel temático “A presença da PU na sociedade: caminhos para iluminar a nossa ação”, que contou com a colaboração dos professores Humberto Herrera, Luciano Santos, Renato Lopes e Ir. Maria Eugenia Lloris.
Estiveram presentes cerca de 600 pessoas, sendo elas a maioria estudantes universitários e representantes das Pastorais Universitárias das Dioceses e IES Católicas. Estes foram acolhidos pela Diocese de Colatina, que deixou sua marca registrada nos participantes dos eventos pela formidável acolhida, pelo serviço de apoio e engajamento eclesial.
Outra presença solícita que merece destaque foi a de Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação e bispo referencial para o Setor Universidades. Dom Justino avaliou ambos os eventos de modo positivo sob quatro aspecto: a acolhida formidável da Diocese de Colatina, a grande representatividade dos estados brasileiros, o alto nível das reflexões nas conferências e painéis e a perspectiva de futuro que os dois eventos deixaram marcados.
Durante o EBRUC, a ANEC ofereceu a Oficina IES Católicas: caminho de articulação e rede, com o foco nos documentos norteadores da ação evangelizadora das e nas IES: Ex Corde Ecclesiae, Estudo 102 da CNBB (Seguimento de Jesus e a ação evangelizadora no âmbito universitário) e Instrumentum Laboris Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova.
O próximo EBRUC acontecerá em 2017, na capital do Amazonas, Manaus. O convite foi feito durante o encerramento do encontro por representantes da Arquidiocese de Manaus, do Regional Norte I.
Sobre o Fórum
Ir. Rita Cola participou da Mesa de Abertura do III Fórum Brasileiro de Cultura, representando a ANEC. Em sua fala, destacou a parceria da ANEC junto a Pastoral da Cultura da CNBB e a importância da sinergia Educação e Cultura.
Após Mesa de Abertura, a programação seguiu-se com a Palestra do antropólogo Roberto da Matta, com o tema “Hospitalidade e Comensalidade”.
Com muitas apresentações culturais, o Fórum encerrou-se com a apresentação teatral “A Língua em Pedaços”, a qual aborda a biografia de Santa Tereza D’Ávila, momento que prendeu muito a atenção do público universitário.
Veja o que aconteceu durante esses dias acessando as fotos!
Por Elisangela Dias Barbosa, coordenadora de pastoral.
Fotos: Setor Universidades CNBB e Pastoral ANEC.