Voltado à formação continuada de educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos, o projeto promove a defesa do direito ao brincar
De 17 a 19 de março, acontecerá a primeira formação do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar – Cata-vento”, em Ijaci (MG). O projeto é uma realização da Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e InterCement.
O seminário será na Escola Municipal de Educação Infantil – Padre Emilio Luiz Lunkes e reunirá 22 profissionais da área da Educação e do Sistema de Garantia de Direitos de Ijaci e 21 representantes das Associações como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Associação Mãe dos Frutos, Associação do Bairro da Serra, AMOPEN (Associação de Moradores de Pedra Negra), Conselheiros Tutelares e pessoas da comunidade.
A secretária de educação do munícipio de Ijaci, Valéria Aparecida Fabri Ribeiro Lucas, explica que o projeto é uma oportunidade para contribuir na formação continuada dos profissionais da educação infantil. “Estamos ansiosos com esse projeto que formará agentes multiplicadores sobre a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e contará também com a participação dos pais e da comunidade”, diz a secretária.
Em Ijaci, o projeto conta com participação do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), um grupo de parceiros formado por membros do poder público, representantes da sociedade civil e da InterCement que atuam na promoção de projetos que valorizam os direitos de crianças, mães e jovens.
De acordo com a coordenadora do projeto, Sheila Pomilho, o objetivo do Brincadiquê? Cata-vento é contribuir para a promoção dos direitos da Primeira Infância, por meio da formação dos profissionais de educação infantil no munícipio e fortalecer os vínculos familiares e comunitários com foco nas temáticas do direito ao brincar e ao lazer, legislação e desenvolvimento integral infantil.
“Construído com a comunidade local, esse projeto oferece atividades com foco no direito ao brincar, atendendo as necessidades das famílias e crianças sobre a importância de garantir esse direito”, explica Sheila Pomilho.
Durante as formações serão abordados os temas: Desenvolvimento Infantil; Cuidados; Concepção de família; Legislação para a defesa dos direitos a Primeira Infância e Espaço/tempo. “O projeto contribui para a formação de multiplicadores que após essa formação, oferecerão oficinas para as famílias. Além de estimular que essas famílias façam oficinas de construção de brinquedos lúdicas e brincadeiras com as crianças, com o objetivo de colaborar para a relação afetiva entre pais e crianças”, enfatiza Sheila.
Projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar – Cata-vento
Datas: 17 a 19 de março.
Horário: das 8h às 17h30.
Local: Escola Municipal de Educação Infantil – Padre Emilio Luiz Lunkes.
Endereço: Rua João Francisco s/n – Centro, Ijaci/MG.
Fonte: Lead Comunicação