Foram encerrados, no Rio Grande do Norte, o 5º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), o 4º Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o 11º Seminário de Iniciação à Docência.
O encerramento aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na última sexta-feira (12).
Na ocasião, o coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Helder Eterno da Silveira, falou sobre as atividades.
`Eventos assim possibilitam encontros e essa é a parte mais importante, pois, a partir deles, é possível planejar conjuntamente, conhecer o trabalho do outro e possibilitar novas interações. Gostei de ver tantas pessoas interessadas em participar deste evento.`
O coordenador também falou sobre os princípios das ações executadas pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, como a valorização da escola, a ética na docência, a protagonização do professor, a autonomia didático-pedagógica, entre outros.
`A escola pública precisa ser salva. Precisamos de professores que não esmoreçam, que não desistam. Precisamos de professores que tenham todo o conjunto de práticas formativas para que possamos continuar evoluindo.`
Sobre o Pibid, Helder Silveira falou que, desde sua criação, já foram criados marcos regulatórios que provocam melhoramentos em um programa deste porte.
`Trabalhamos nos últimos anos para garantir que o Pibid não fosse afetado com possíveis mudanças de governo. A LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional] já contém texto que induz à construção de programas de iniciação a docência`, disse Helder.
Ele acrescentou ainda que o Pibid não envolve apenas 90 mil pessoas. Envolve também 284 instituições de ensino superior, gerindo 313 projetos em 5.898 escolas.
`Para 2015, teremos novos subprojetos. Seria interessante que começassem a caminhar para a interdisciplinaridade, promovendo uma formação mais complexa, envolvendo diferentes campos e áreas do conhecimento.`
Novidade
Durante o Encontro, foi instituído o Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid).
`A proposta já existia, mas foi materializada durante este encontro. O ForPibid foi proposto para que pudéssemos nos organizar quando de uma situação atípica e para que haja uma representação forte em todos os estados. Agora serão organizados também encontros regionais e não apenas nacionais. Também serão feitos estudos de realidades para estruturar melhor o programa`, explicou Helder.
Enalic
A edição 2014 dos 5º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), 4º Seminário Nacional do Pibid e 11º Seminário de Iniciação à Docência (SID), ancorada no tema `Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes`, busca promover o debate teórico, crítico e cultural, além de discutir e fomentar a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas com vistas à formação, à prática e à profissionalização do docente que atua em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento.
Com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na contemporaneidade, os eventos realizados de forma associada, foram organizados com vistas a possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem diferentes subtemas.
Entre eles estão a inovação tecnológica aplicada ao ensino; a relação entre pesquisa, ensino e extensão; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; e a identidade, carreira e valorização dos professores.
Pibid
O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.
Ele tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; e ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal.
As bolsas se estendem ainda aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Capes
A Capes esteve durante o evento com estande de atendimento localizado na tenda de credenciamento. No local foram distribuídos folders com informações de programas voltados para a formação de professores e realizados atendimentos presenciais.
Fonte: Capes