A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) manifesta grande pesar pela morte do bispo emérito de Campos (RJ), dom João Corso (SDB), na manhã de ontem (15), em São Paulo. O corpo de dom João Corso foi transladado da cidade de São Paulo, onde residia desde 1995, para Campos dos Goytacazes (RJ). O sepultamento está marcado para hoje, 16, na Basílica menor Santíssimo Salvador.
Dom João nasceu em Cajobi (SP), em 30 de março de 1928. Ingressou no Seminário de Filosofia em 1994 e Teologia em 1950. Foi membro da Ordem dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), sendo ordenado presbítero em 1953. Sua nomeação episcopal ocorreu em 12 de outubro de 1990, por escolha do papa João Paulo II. Por motivo de idade avançada e, conforme prevê o Direito Canônico, renunciou ao episcopado em 1995.
Durante sua trajetória episcopal, dom João exerceu importantes atividades a serviço da Igreja no Brasil, no âmbito canônico. Foi consultor na Congregação para o Clero e na Comissão para Interpretação dos Textos Legislativos. De 1996 a 2003, esteve como presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese do Rio de Janeiro (RS). Teve intensa atuação nos estudos canônicos, área em que obteve a formação de mestre e doutor em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Turim, na Itália.
ANEC presta solidariedade aos familiares, enviando os mais sinceros sentimentos à família e amigos do estimado bispo. Que Deus dê a força necessária a todos para enfrentarem este difícil momento.
Com informações da CNBB