Em cerimônia realizada no plenário do Conselho Nacional de Educação (CNE), na tarde desta terça-feira (7), o Frei Gilberto Gonçalves Garcia, membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), foi eleito por unanimidade como o novo presidente do CNE. Na ocasião, outros dez integrantes do conselho foram empossados e reconduzidos. As posses completam o Conselho Pleno do colegiado, que tem como objetivo formular e avaliar a política nacional de educação.
Professor Gilberto Gonçalves Garcia é reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), professor doutor adjunto da Universidade São Francisco (USF), e professor adjunto do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
Garcia exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Superior do CNE em 2010 e a presidência em 2012, cargo em que retorna agora. Foi reitor da FAE Centro Universitário Franciscano do Paraná (1998-2007) e reitor da Universidade São Francisco – USF (2002-2009). Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) (2007-2009) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) (2008-2009).
Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Henrique Paim destacou a responsabilidade do CNE para definir as diretrizes da educação brasileira e a importância do educador no avanço da educação. Disse ainda que o CNE representa vários setores da educação no Brasil e apontou para a educação como uma política de estado.
O CNE é um órgão independente associado ao Ministério da Educação (MEC) e tem, como missão, aprimorar e consolidar a Educação nacional de qualidade, assegurando a participação da sociedade. O órgão é dividido em duas câmaras: Câmara de Educação Básica (CEB) e Câmara de Educação Superior (CES).
Os novos membros do conselho foram designados por meio de decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União (DOU) no começo de setembro. Para acessar os nomes dos conselheiros reconduzidos e designados às câmaras do conselho, clique aqui.
Representaram a associação na ocasião da posse o Diretor Presidente Ir. Paulo Fossatti, o Secretário Executivo Daniel Torres de Cerqueira, e as Secretárias de Educação Básica e Ensino Superior da entidade, Tatiana Portella e Adriane Lobão, respectivamente. A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) faz votos de pleno êxito em sua gestão frente ao CNE e se coloca à disposição de contribuir para o desenvolvimento da nação por meio de nossas instituições católicas.
Com informações do MEC.