O professor e pesquisador da Vrije Universiteit Amsterdam, da Holanda, Leo Wetzels, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS nesta quinta-feira, 25 de setembro. A cerimônia contou com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, e demais integrantes da administração superior. O homenageado se destaca pelo importante papel na área de língua indígena e no estudo da Fonologia.
Durante a cerimônia, Wetzels disse estar impressionado e honrado com o título recebido. Lembrou a visita em 1986 à tribo indígena Pirahã, que vive às margens do rio Maici, no Amazonas. “Fiquei muito impressionado com o modo de ser e viver dos índios”. Nascia, ali, a paixão pelos estudos da língua indígena, que desenvolve até hoje, atuando como professor visitante de diversas universidades brasileiras, entre elas a PUCRS. Wetzels destacou o papel da Universidade na área. “A PUCRS é o melhor centro de fonologia do Brasil. Para um linguista, não há honra maior do que esta Instituição acaba de me conceder”, concluiu.
O Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, falou sobre a importância do trabalho do agraciado: “Bem sabemos a importância de estudar, documentar e preservar as línguas dos povos indígenas. Com o desaparecimento delas, perde-se conhecimentos culturais e ecológicos, afetando significativamente a cultura de toda a humanidade”. A honraria foi proposta pela Faculdade de Letras (Fale) da Universidade. Leda Bisol, professora do Programa de Pós-Graduação da Fale, destacou que Wetzels é uma das grandes figuras da linguística, além de um intelectual e cientista: “Ele sensibilizou-se com o plurilinguismo do nosso país”, afirmou.
O professor é também diretor de pesquisa do Laboratoire de Phonétique et Phonologie da Sorbonne-Nouvelle, em Paris. Tem diversas publicações também sobre o português brasileiro e possui mestrado em língua e literatura francesa e em linguística geral, pela Radboud Universiteit, da Holanda. Fez doutorado em linguística pela mesma universidade, onde também atuou como docente.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.
Fonte: PUC-RS