Três universidades católicas brasileiras estão entre as melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking 2014. Ao todo, 22 universidades do Brasil figuram na seleta lista das 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares.
Entre as particulares, as instituições Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) representam a tradição e a qualidade da educação católica.
“É uma grande alegria poder estar entre as universidades classificadas como as melhores do mundo, ainda mais sendo três dessas nossas associadas. Estamos muito contentes com o trabalho de nossas universidades”, afirma Ir. Frederico Unterberger, FMS, presidente da Câmara de Ensino Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
O grande diferencial da excelência da educação católica é, segundo Unterberger, a formação de valores. “Além da qualidade, nós queremos também formar a personalidade das pessoas, o diferencial das universidades católicas é esse e trabalhamos para atingir este objetivo”, finaliza.
Entre as dez melhores do ranking, seis são americanas e quatro britânicas. O Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), que fica nos Estados Unidos, ocupa a primeira posição, seguido da Universidade de Cambridge e da Imperial College, ambas situadas na Inglaterra.
O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. A metodologia de pesquisa considera a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados; a estrutura da instituição, incluindo a média de estudantes por professor; as citações em trabalhos de pesquisa e a presença de alunos e colaboradores internacionais.
A ANEC parabeniza suas associadas.
Com informações da Agência Brasil
Bruno Maranhão, Jornalista ANEC