Novas Tecnologias: Projetos e Experiências na Educação é o tema central do II Fórum de Experiências do Portal Futurum – 2014 promovido pelo Portal Futurum em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento a ser realizado na sexta-feira (5) contará com palestrantes de renome nacional e internacional.
Destinado às escolas usuárias do Portal Futurum e escolas interessadas em conhecer a proposta do portal o Fórum tem por objetivo, além de debater as novas tecnologias na educação, partilhar as melhores práticas ministradas nas escolas e apresentar às instituições de ensino, que ainda não conhecem o portal, uma plataforma inovadora repleta de funcionalidade e conteúdo.
As outras temáticas a serem ministradas pelos palestrantes são: “A Internet e as Mudanças nas Estruturas Cerebrais”, “A Aprendizagem na Era das Tecnologias Digitais” e “Utilizando as Tecnologias para Aprender para a Vida Toda”, o evento será composto por cases de sucesso que serão apresentados no decorrer do dia. O evento terá também, além das palestras, apresentações de cases de sucesso.
O II Fórum de Experiências será realizado no Hotel Cullinan, em Brasília, das 9h30 às 17h.
Conheça os palestrantes
José Armando Valente
Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1970), Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1974), Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Ciência e Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1979), Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Divisão para o Estudo e Pesquisa em Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1983) e Livre Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP).
CV: http://lattes.cnpq.br/8919503255281132
Psicóloga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Gerenciou a área de Educação a Distância da Pearson Education Brasil e do Senac São Paulo. Parceira Técnica do Programa Parceiros na Aprendizagem da Microsoft Educação, atua em projetos de formação de professores para a integração das tecnologias na educação desde 2003. Atuou na gestão do Programa de Formação Profissional da Vale. Professora da pós-graduação da Faculdade Trevisan e do Senac São Paulo. Consultora do Portal do Professor do Ministério da Educação. Membro da comissão de avaliação do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Fundadora do Instituto Paramitas onde atuou como gestora durante 3 anos. Já apresentou trabalhos científicos em diversos eventos nacionais e internacionais da área de Educação e Tecnologia. Atualmente gestora da empresa TIC Educa.
CV: http://lattes.cnpq.br/0305057332018601
Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Redatora dos PCN+ Conceitos Estruturantes e PCN em Ação para o MEC. Diretora técnica do Instituto Crescer onde há mais de 10 anos coordena projetos na área de Educação, envolvendo formação de professores, projetos de informática educativa, desenvolvimento comunitário e qualificação profissional. Articulista do site Educar para Crescer e do jornal Valor Econômico.
Diretora Técnica: luciana@institutocrescer.org.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3427128700875453
Mediadora
Possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em educação ( curriculo) pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasilia e pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e foi pesquisadora da CAPES. Foi também pesquisadora – visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona desde 2002 até a presente data. É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes -RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de uma centena de conferências e palestras em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação, educação a distância,.
CV: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417