Pesquisadores das Universidades de Harvard, Carolina do Norte e HEC Paris fizeram novas descobertas sobre o aprendizado. Segundo resultados da pesquisa ‘Aprendendo por meio do pensamento: como a reflexão melhora a performance’, alunos que refletem sobre o que aprenderam dentro de sala de aula aprendem melhor.
Para chegar a essa conclusão, 202 pessoas foram submetidas sob pressão a testes de matemática e divididas em dois grupos, onde um deles ganhou tempo para escrever sobre a técnica utilizada, ou a ser utilizada no futuro para obter maior eficácia nos resultados. O que se observou no estudo foi uma melhora de 18% em novos testes.
Além da eficácia da reflexão no aprendizado, também ficou provado pela pesquisa que dividir os conhecimentos adquiridos é uma ótima forma de fixar o conteúdo. Segundo os cientistas, pessoas que tentam ensinar aquilo que aprendem obtêm melhorias tão satisfatórias quanto aquelas que refletem sobre uma aula.
Para os cientistas, a melhor forma de aprender não é estudar por horas, mas sim se preocupar com o que foi visto e treinar o cérebro para o hábito na reflexão.
Fonte: Universia Brasil