Chamada irá selecionar educadores da rede pública e privada para atividades em Lisboa e Genebra, entre os dias 21 e 30 de agosto
Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições para a seleção de professores de física do ensino médio interessados em participar da Escola de Física no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), em Genebra, Suíça. Poderão se inscrever educadores da rede pública (federal, estadual e municipal) e também da rede privada, que ensinam física no nível Ensino Médio. As atividades ocorrerão de 21 a 30 de agosto de 2014. Acesse o formulário para realizar inscrição e confira também edital desta edição.
Para os professores da rede pública as despesas com passagens, diárias e seguro serão custeadas pela Capes. Já os professores de física de escolas privadas devem assumir compromisso de arcar com as despesas da viagem. A avaliação dos candidatos considera, entre outros, a participação dos professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Além da visita ao CERN, os professores selecionados farão uma visita ao LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), localizado em Lisboa, Portugal. O programa é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes.
O resultado do processo de seleção estará disponível na página da Escola de Fisica CERN da Sociedade Brasileira de Física até o dia 15 de junho de 2014.
Escola de Física no CERN
O CERN é um dos maiores laboratórios de pesquisa em física no mundo. Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de fsica, ministrados no idioma dos participantes.
Para essa edição, dentro dos critérios de seleção também serão avaliados a participação do candidato em eventos e envolvimento em projetos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física, inclusive Olimpíadas, devidamente registrados no Currículo Lattes.
Além disso, é importante que o candidato tenha realizado pós- (especialização, mestrado ou doutorado), devidamente registrada no Currículo Lattes.
Fonte: Portal Brasil com informações da Capes