A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (20), às 14 horas, o seminário “Dez anos do Prouni – Balanço e Perspectivas”.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pela Lei 11.096/05, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o ministro da Educação era Tarso Genro. Para o deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), que solicitou a realização do seminário, “o Prouni se revela num grande sucesso educacional, que ampliou largamente o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior no Brasil”.
Petta destaca que, desde a criação do programa, quase 12 milhões inscreveram-se, e estima-se que mais de 1 milhão de estudantes que ingressaram no ensino superior a partir do Prouni já concluíram o curso universitário. “O desafio, agora, é ampliar as conquistas do Prouni, adotando mecanismos que assegurem a permanência dos bolsistas impossibilitados de conjugar o estudo com o trabalho, oferecendo recursos na forma de uma bolsa permanência que auxilie nas despesas educacionais como transporte, material acadêmico e alimentação a um número maior de estudantes de todos os cursos”, afirma.
Convidados
Foram convidados para o evento:
– o ministro da Educação, Henrique Paim;
– o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro;
– o presidente da Educafro, Frei Davi Raimundo dos Santos;
– a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros; e
– o consultor jurídico do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), José Roberto Covac.
O seminário ocorrerá no plenário 10.