Comunicadores de instituições católicas de educação de todo o país se reuniram nos dias 15 e 16 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, para discutir a gestão da comunicação nessas instituições. O encontro, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), foi recebido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e contou com o apoio da Web Estratégica Marketing por Conteúdo.
Presente na solenidade de abertura, Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, parabenizou a iniciativa de realização do evento, que disse auxiliar no desafio de comunicar os valores das escolas católicas no mundo atual.
O desafio de comunicar a instituição católica
Para a palestrante convidada Maysa Simões, com 13 anos de experiência na direção e gestão de comunicação em instituições como Grupo Marista e Universidade Anhembi Morumbi, a instituição católica precisa se comunicar melhor. “Muitas instituições tem projetos incríveis de comunicação, mas isso ainda não é uma realidade”, afirma.
Para ela, a comunicação precisa começar a ser encarada como um assunto estratégico, aliado fundamental para a conquista da longevidade do legado da educação católica.
Comunicar com valores
“Comunicar é sempre um desafio”, afirma o Prof. Alfredo Fedrizzi, Sócio- diretor da Escala Comunicação e Marketing, e um dos palestrantes convidados para o evento. “Para sair na frente, muito além de fazer comunicação é preciso comunicar com valores”, defende.
Para Fedrizzi, o desafio está em olhar para dentro das instituições, “a tarefa fica muito mais fácil quando se está consciente dos valores que se quer comunicar”. O desafio, segundo ele, está em descobrir uma maneira de fazer com que os valores carregados por essas instituições dialoguem com os valores discutidos em sociedade. “É preciso estar sempre um passo a frente do que acontece no mundo”, dá a dica.
Comunicação que aproxima
Com a comunicação digital, afirma Rafael Oliveira, Consultor de Marketing Digital e um dos palestrantes do evento, as instituições ganham uma aliada valiosa, uma vez que ela permite uma maior aproximação com os clientes, sem a necessidade de um intermediário para o diálogo.
“Busque qualificação e treine seus profissionais para fazer uso do ambiente digital e de suas possibilidades”, aconselha. “Não tenha medo de experimentar, aprenda fazendo”, tranquiliza Oliveira.
Ainda durante o evento, os participantes puderam assistir aos cases (relatos do trabalho) oferecidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Unilassalle Canoas (RS), Pontifícia Universidade Católica do Goiás (PUC Goiás) e Colégio Santa Cecília (CE).
Para a Prof.ª Lilian Saback, Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio, eventos como o fórum de comunicação e marketing são essenciais para a construção de uma voz coletiva da comunicação nas instituições católicas de educação.
“Esse evento é um pontapé inicial no trabalho que temos pela frente, o de pensar em como comunicar nossa mensagem no mundo de hoje”, destaca a professora.
O próximo Fórum de Comunicação e Marketing das Instituições Católicas de Ensino acontece na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos dias 7 e 8 de maio de 2015.