A proposta das diretrizes curriculares de direito e organização do I Fórum dos cursos de direito das IES Católicas foram os temas de discussão, entre reitores e diretores das Instituições Católicas de Ensino Superior, ao participar nesta manhã (14), às 10h, na sede da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, em Brasília, do Grupo de Trabalho (GT).
O doutor em direito, professor da Pontíficia Universidade Católica de Santa Catarina (PUC-SC), e vice coordenador do GT, Maikon Giosengsp, afirmou que o objetivo da reunião é revisar as diretrizes curriculares do curso de direito no qual começou há um ano. “Esse assunto começou no ano passado, em maio, quando a OAB revisou as Diretrizes Curriculares (DCN) do curso de direito com o intuito de aperfeiçoar a redação do art. 7º, § 1º, da Resolução CNE/CES nº 9/2004, que trata dos núcleos de prática jurídica”, falou o professor Maikon.
A reunião seguiu quatro principais tópicos: a “formação humanística” que pretende defender a cidadania ao privilegiar, principalmente, a realidade brasileira; a “formação fundamental específica” que permitirá a integração do aluno no campo das relações do direito e outras áreas do saber (sociologia jurídica, linguagem jurídica, hermenêutica jurídica); “formação profissional” vai abordar o conhecimento e aplicação nos diversos ramos do direito ao contextualizar segundo a evolução histórica; “formação na prática” deve integrar o conteúdo teórico e o estágio curricular supervisionado.
Fórum
O primeiro Fórum de Coordenação do curso de direito vai ocorrer nos dias 27 e 28 de agosto na PUC- BH. Toda a logística do evento está em processo de produção e em breve será divulgado.
Mesa
O GT teve a participação de: Osvaldo Junior, UniSalesiano Lins-SP; Adriane Lobão, secretária da Câmara de Ensino Superior da ANEC; Simara Duarte, PUC-PR; José Lôbo, PUC-GO; Ana Lucas, UCPEZ; Francine Lungueira, Rede La Salle; Daniel Acho, Uni La Salle; Miguel Weoy, UniSinos; Thiago Nalesso, UniSal; Peter Panutto, PUC-Campinas e Moacir Paoleti, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.
.