Semana Nacional de Educação Financeira vai desta segunda até sexta-feira. Banco Central, Febraban e outros órgãos participam da série de eventos.
Começa nesta segunda-feira (5) a Semana Nacional de Educação Financeira que terá palestras, divulgará cartilhas e folhetos e promoverá até uma gincana online sobre o tema. A programação completa do evento, que vai até a próxima sexta-feira (9), está disponível na internet. O evento é iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) – formado por órgãos do governo e do setor privado.
O Banco Central informou que promoverá uma série de palestras, cursos e eventos sobre educação financeira para estudantes universitários, crianças e o público em geral no edifício-Sede em Brasília e em nove regionais. “O objetivo é ensinar o cidadão a fazer melhor uso do dinheiro, contribuindo para a inclusão financeira, para a maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional e para a estabilidade econômica do país”, acrescentou.
Segundo a autoridade monetária, haverá mais de 40 palestras com foco nos seguintes temas: gestão de finanças pessoais, cidadania financeira, previdência complementar, poupança, Tesouro Direto, orçamento, compra compulsiva e dívidas, terceira idade, seguros, funções do BC e do sistema financeiro nacional. Nesta terça-feira (6), no BC de Brasília, haverá uma peça teatral seguida de um jogo, que abordam temas sobre finanças pessoais.
Outra iniciativa do evento será o lançamento de um curso online gratuito sobre gestão de finanças pessoais, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Plataforma aberta de livros
Nesta segunda-feira, foi lançada a Plataforma Aberta de acesso aos livros do Programa de Educação Financeira nas Escolas, que pretende simplificar a educação financeira e pode ser acessada por professores, escolas e pela sociedade civil ligada à educação. A Plataforma é coordenada pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) com apoio do Itaú Unibanco, da Fundação Itaú Social e dos Institutos Unibanco e Credit Suisse Hedging-Griffo.
“Tem uma linguagem objetiva e é de fácil acesso. Ela possibilitará disseminar conceitos de educação financeira para uma ampla base de pessoas”, afirma Leonardo Pereira, presidente do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). De acordo com Silvia Morais, superintendente da AEF-Brasil, um universo de pessoas ligadas à área da educação terá acesso a livros e situações didáticas que permitem desenvolver a capacidade do aluno de analisar criticamente o seu contexto financeiro e do mundo para que tome decisões de forma consciente.
Gincana online
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também participará da semana de educação financeira, informou que fará, até quinta, ações para incentivar o público a usar melhor o dinheiro. Ao longo de cinco dias haverá atividades para ajudar o brasileiro a lidar melhor com suas finanças, usar o crédito de forma consciente, formar poupança e planejar o futuro financeiro no longo prazo – além de oferecer uma gincana online (o quiz Meu Bolso em Dia).
“Queremos incentivar os brasileiros a interagir diretamente com conteúdos de finanças pessoais, produtos bancários, investimentos e tipos de créditos oferecidos pelas instituições financeiras para que possam aprender a lidar com a gestão do dinheiro de maneira saudável e construtiva”, afirmou Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban. Os interessados em participar devem ser maiores de 14 anos. A inscrição é gratuita e poderá ser feita na internet.
Palestras e cursos
Segundo a Febraban, o Banco do Brasil vai distribuir um game para celular, que poderá ser baixado gratuitamente nas plataformas Android (Google Play) ou iOS (App Store), com o objetivo de aproximar os jovens dos conceitos de finanças pessoais.
O Santander vai realizar palestras de educação financeira nas cidades de Cajazeiras (PB), Aracaju (SE), São Domingos (SE), Teresina (PI), Araripina (PE), João Pessoa (PB) e na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. “A ação é dirigida a empreendedores de baixa renda e tem como finalidade sensibilizá-los sobre a importância do planejamento simplificado de suas finanças”, informou a Febraban.
O Bradesco vai promover uma palestra com orientações para o uso responsável do dinheiro e sua organização no dia a dia. A palestra é gratuita e ocorrerá no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, no dia 9 de maio, das 8h às 9h.
O HSBC vai ministrar o curso “Mais do que Dinheiro”, desenvolvido exclusivamente para alunos do ensino fundamental. “Por meio de uma série de atividades práticas, os alunos serão levados a entender a relação entre o que aprendem na escola e o seu sucesso em uma economia globalizada. A ação será realizada em Curitiba (PR). Além da ação presencial, o HSBC vai oferecer uma aula em vídeo sobre o tema”, informou a Febraban.
O que é o Conef?
O Conef, que promove a Semana Nacional de Educação Financeira, é integrado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Fonte: G1