Nesta quarta-feira (5) por ocasião do Grande Expediente realizado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), com o tema “Campanha da Fraternidade 2014 – Direitos Humanos na Luta contra o Tráfico Humano”, foi lançada oficialmente a Edição Temática 2014 do Projeto Curta na Educação, Curta Direitos Humanos na Educação.
A atividade, proposta pelo Deputado Miki Breir, integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CDDH) da ALRS, juntamente com a qual a ANEC desenvolve o Projeto Curta na Educação, contou com a participação de 10 Instituições de Ensino Associadas à ANEC, representantes do Ministério Público, da Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos do Governo do Estado, do Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul e da Pastoral da Educação da CNBB Regional Sul 3, parceiros do projeto, bem como de pais, alunos, vereadores, Pastoral do Menor e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/RS), que participou ativamente da abertura do Curta Direitos Humanos na Educação no encontro de abertura, contribuindo na formação de multiplicadores para o desenvolvimento do Projeto.
Informações adicionais sobre o Projeto e suas Edições temáticas podem ser encontradas em www.curtanaeducacao.org.br. Os internautas são convidados a curtir e a compartilhar esta iniciativa.
O Projeto Curta na Educação, desenvolvido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, em parceria e com o apoio de diferentes instâncias do Poder Público e de outras Instituições e Movimentos, pretende mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino na reflexão e ação sobre questões de relevante interesse social, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania. A construção de novos horizontes para a sociedade passa pelo envolvimento e pela participação de todos os atores sociais desde a sua realidade particular. O mundo da educação é um local privilegiado para alavancar este processo, fazendo a diferença desde cedo. A realidade educacional brasileira é desafiadora e o Projeto Curta na Educação pode contribuir para a sua transformação ao propiciar a instauração de processos valorizem a participação e interação de toda a comunidade escolar na busca de caminhos de superação, envolvendo as diferentes instâncias do Poder Público, particularmente o Legislativo.
Com informações: ALRS