É com grande pesar e com o coração em luto, que a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC comunica o falecimento do Irmão Joaquim Panini, nesta terça-feira (18) aos 88 anos.
Ir. Panini atuou por 10 anos como Presidente da extinta Associação de Educação Católica do Brasil – AEC (atual ANEC). Criou melhores condições de trabalho na sede nacional, articulando dimensões humanas e administrativas da educação, preocupou-se com a revitalização das associadas e dos núcleos diocesanos de educação, Implantou os encontros nacionais de Pastoral Escolar, retomou o aprofundamento do ensino religioso, fortaleceu a articulação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Era bacharel em Filosofia e Letras pela Faculdade Santo Tomás de Aquino, de Uberaba, MG. Especialização em Planejamento Educativo e em Ciências Religiosas. Assessor da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), da AEC de São Paulo, da OIEC, da Conferência dos Provinciais Maristas do Brasil e da América, assim como de mais de sessenta Congregações Religiosas. Coordenador durante quinze anos da Rede de Colégios da antiga Província Marista de São Paulo. Amante da pesca, de sopa, de pão italiano e da saúde preventiva. Participa do GT Leigos e da Comissão da VCL, e coordena na Província o MChFM e os Afiliados.
O sepultamento será hoje (19), em Curitiba-PR, às 15h no Cemitério Municipal do Água Verde – Capela 01.
ANEC presta solidariedade aos familiares, enviando os mais sinceros sentimentos à família e amigos do estimado educador e religioso.