No sábado (15) a ANEC em São Paulo realizou oficinas da Campanha da Fraternidade 2014, no Centro Universitário São Camilo,para aprofundar a discussão do tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, o lema “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” (Gálatas 5,1).
O evento contou com a participação de 70 colégios da capital e do interior com aproximadamente 700 educadores, uma verdadeira experiência como comunidade educativa.
No encontro cada oficina foi coordenada por professores que vivenciam a educação em muitos colégios católicos, com o objetivo de oferecer subsídios pedagógicos para desenvolver o tema da CF em sala de aula. Cada oficina foi direcionada à respectiva faixa etária.
O início das oficinas se deu com um momento de espiritualidade organizado pelos alunos de teologia das Faculdades Claretianas, em seguida houve as palavras de abertura do Pe. Roberto Duarte Rosalino, Coordenador do Conselho Local, e Dom Júlio Endi Akamine, bispo referencial da educação da Arquidiocese de São Paulo.
Em seguida houve a exibição de um vídeo preparado pela Verbo Filmes sobre a temática da CF 2014 e, logo após houve a reflexão: Palavra desvenda e ilumina a realidade pelo Pe. Dr. José Ademar Kaefer, missionário verbita.
Segundo Antônio Boeing, secretário estadual da ANEC em São Paulo, todos saíram animados para trabalhar em suas escolas um tema tão desafiador que é o Tráfico Humano. “Que o Espírito continue nos movendo para levar adiante esta missão educativa e qualificarmos sempre mais as diferentes dimensões da vida, principalmente as que sofrem com o tráfico humano”, declarou Boeing.