7h às 7h45
Credenciamento
7h45 às 8h30
Missa
8h30 às 9h
Mesa de abertura
9h às 10h
Palestra: Histórico da ADI 2.028 – Os Cuidados que as instituições devem ter Nessa Nova Ordem
Palestrante: Dra. Fátima Fernandes Rodrigues de Souza
Procuradora do Estado (aposentada); Advogada sócia do escritório de Advocacia Gandra Martins; Integrante do Conselho Jurídico da FECOMERCIO de São Paulo..
10h às 10h30
Intervalo
10h30 às 12h
Palestra: Filantropia, Sim ou Não? Vale a Pena Obter/Manter a Certificação – CEBAS?
Palestrante: Jair Gomes de Araújo
ADiretor da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo–FECONTESP, na gestão de 2017 – 2019; Presidente do Sindicado dos Contabilistas de São Paulo, na gestão de 2014 -2016; Co-autor do livro “Dicionário do Terceiro Setor”, editado pela Editora Plêiade.
12h às 13h
Almoço
13h às 15h15
Oficinas
Cada oficina terá duração de duas horas e meia, ou seja, o participante derverá no ato de sua inscrição, escolher duas oficinas com temas diferentes.
Oficina 1 – Gestão da CEBAS
– O Papel da Mantenedora na Gestão da CEBAS.
– O Papel do Serviço Social na Validação das Bolsas para efeito da CEBAS.
Palestrante: Antônio Carlos Nunes de Azevedo – Administrador de Empresas com especialização em administração hospitalar; Membro do Grupo de Trabalho de Assessores da ANEC e Coordenador Científico na FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo;
Palestrante: Lilian Alves Bughi – Assistente Social, Coordenadora Geral de Serviço Social na Congregação de Santa Cruz e Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz ambas Entidades Filantrópicas nas Áreas de Educação e Assistência Social
Palestrante: Patricia Zorovich Pierini – Supervisora de filantropia da Congregação de Santa Cruz – Colégio Santa Cruz; Formada em Serviço Social pela Universidade Guarulhos.
Oficina 2 – A Contabilidade e a CEBAS
– A Importância da Contabilidade na manutenção da CEBAS.
– A Contabilização das Bolsas, Descontos e o Relatório de Prestação de Contas ao MEC.
– Área de Preponderância e Segregação Contábil.
– O Plano de Contas da Instituição de Ensino e o Plano de Contas Referencial (SPED-ECD) das Entidades portadora da CEBAS.
Palestrante: Profº Fábio Aparecido Oliveira dos Santos – Contador atuante no Terceiro Setor desde 1994; Conselheiro Fiscal do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF.
Palestrante: Profº Cyrenio S. Camargo – Assessor de Responsabilidade Social e Filantropia do Claretiano – Rede de Educação; Coordenador do GT ANEC/SP; Membro do GT ANEC Nacional;
Oficina 3 – Direito Educacional
– Pessoa com Deficiência PCD – lei 13.146/2015. Inclusão de alunos e Contratação de colaboradores.
– Estatuto e Regimento Interno das Entidades Certificadas – CEBAS.
– Mantenedora e Mantidas/Filiais.
– Lei nº 9.870/99 – Lei das mensalidades escolares.
Palestrante: Rafael Bonfim – Responsável pelos programas de Diversidade e Inclusão, do Grupo Marista, com capilaridade nos múltiplos negócios da organização;
Palestrante: Dra Flávia Regina de Souza Oliveira – Professora no módulo Aspectos Legais do Terceiro Setor do curso “Princípios de Gestão para Organizações do Terceiro Setor” do PEC/FGV – Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas e do MBA – Gestão de Negócios.
Oficina 4 – O Pedido de Concessão/Renovação do CEBAS
– Elaboração dos instrumentais.
– Plano de Atendimento.
– Adequação ao PNE.
– Elaboração das Planilhas.
– Prestação de contas.
Palestrante: Vanda Monteiro Ribeiro – Gestora de Filantropia, Especialista em certificação de entidades beneficentes de assistência social, Membro do Grupo de Trabalho de Assessores da ANEC Nacional e da ANEC SP.
Oficina 5 – É possível praticar a Governança Corporativa a partir das normas estatutárias?
Palestrante: Liliana Regina Ramos – Atua há mais de 20 anos em instituição sem fins lucrativos e membro do GT de Assessores da ANEC.
15h30 as 16h
Intervalo
16h as 18h
Segunda Rodada das Oficinas
18h as 19h30
Plenária extra: portaria nº 15/2017 e o novo sistema de cadastro das instituições certificadas
19h
Encerramento do X Fórum Nacional de Mantenedoras da ANEC