Atletas olímpicos, colaboradores do colégio, pais e mães esportistas integram também a proposta do projeto
O projeto “Rumo às Olimpíadas” tem como objetivo contextualizar o cenário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 para os alunos da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria. De acordo com a coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Miranda, as crianças estão vivenciando diferentes formas de conhecimento. “A proposta inclui habilidades motoras e leitura de imagens, artes e gráficos. Ainda poderão saber mais a respeito dos diferentes países participantes e da própria paisagem da cidade do Rio de Janeiro”, explicou.
A proposta do projeto estende-se ainda às mães e pais esportistas, que podem participar de um bate-papo com as turmas de seus filhos sobre as modalidades que praticam, ou já praticaram, e também sinalizar atletas que conheçam. A mãe da aluna Valentina Martins, do Pré I A, Paola, foi campeã brasileira de Basquete, em 1998, pelo Fluminense. Ela foi à escola conversar com os coleguinhas de turma da filha sobre o esporte, valores e atitudes desportivas. Já os alunos do Pré II receberam a visita da jogadora de voleibol, Fernanda Venturini, indicada pela mãe do aluno Arthur, Flávia Guedes. “Foi ótimo conversar com as crianças, um encontro muito rico. Adorei a experiência e a curiosidade deles”, revelou a ex-levantadora da equipe olímpica brasileira.
Lucas Santos, atleta de natação e integrante do Comitê Olímpico 2016, levou a tocha olímpica para os alunos da Educação Infantil. Durante o encontro, ele falou a respeito dos valores necessários aos atletas paralímpicos, como a determinação, igualdade, inspiração e coragem. A coordenadora pedagógica geral do colégio, Rosana Cattete, falou sobre a representatividade da vivência. “Para a nossa Educação Infantil, o legado olímpico tem uma conotação pedagógica e mais ampla. As crianças estão vivendo experiências bem diferentes das anteriores visto que toda a cidade respira ares olímpicos, e estamos aproveitando esse momento para trazer para o dia a dia deles todo o conhecimento de mundo e valores advindos do espírito esportivo”, disse.
Segundo a coordenadora Andrea, as crianças terão ainda a oportunidade de perceber que as Olimpíadas acontecem em vários lugares do planeta e, desse modo, estudar sobre localização. Entre as atividades, está a de verificar no mapa os lugares que já receberam a maior festa do esporte mundial. Andrea explicou que os alunos conhecerão também a história dos Jogos Olímpicos e, assim, poderão comparar com a realização atual. O mesmo acontecerá com as modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas gregas, e os alunos identificarão quais delas são contempladas até os dias de hoje.
A coordenadora educacional da Educação Infantil, Christiana Coelho, revelou alguns dos questionamentos feitos às crianças, sempre de forma pertinente a cada faixa etária, a respeito das implicações culturais, políticas, sociais e estruturais das Olimpíadas. “As perguntas vão desde ‘O que é uma Olimpíada?’ até ‘Qual herança, em termos de desenvolvimento urbano, a Olimpíada deixa para a cidade?’. Os saberes serão contemplados por informações de âmbito nacional e internacional. Estudaremos as simbologias dos Arcos Olímpicos, falaremos sobre as mascotes, as trocas culturais, sobre o Rio de Janeiro e os turistas que estarão em massa na cidade. É realmente uma proposta muito ampla, mas será aplicada de diferentes formas e sempre de acordo com a linguagem pertinente a cada idade”, explicou a coordenadora educacional.
A proposta contempla ainda professores e colaboradores de todo colégio. Eles foram convidados a participar da atividade Roda Esportiva, que acontecerá no ginásio da escola. Christiana explicou que o objetivo da ação é conversar com os alunos sobre a importância da prática esportiva. “Desejamos apresentar às crianças diferentes experiências e saberes, referentes à importância do esporte na vida de cada um dos participantes”, disse a coordenadora.