Começou na manhã desta quarta feira (15) o III Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, o congresso irá reunir de hoje (15) a sábado (18) educadores de todo o país para discutirem os “Desafios e oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas”. A programação para os quatros dias de evento está dividida em palestras, fóruns, apresentação de oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres.

Antes de dar inicio à solenidade de abertura foi realizada celebração eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Na homilia, Dom José compartilhou um pouco da história de Moisés. Na breve reflexão feita por ele, falou sobre a preparação de pessoas no sentido que percebam e reconheçam as dimensões de uma educação católica. Após a celebração os congressistas tiveram um intervalo para conhecer o espaço e visitar a feira de exposições que ficará até o último dia do Congresso.

Além do presidente da ANEC, Prof.Dr. Paulo Fossatti, a cerimônia de abertura foi feita pelo arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino, pelo vice reitor da PUC-PR, prof. Paulo Mussi, pelo presidente do Grupo Marista e FTD Educação, Ir. Décio Balestrini, pela representante da Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional e Curitiba (CRBB), Ir. Terezinha, pela secretária geral da Conferência Interamericana das Escolas Católicas (CIEC), Ir. Alba Arreaga Rivas, do secretário geral da Organização Internacional de Educação Católica (OIEC), Pe. Ángel Astorgano, pelo coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa Francisco “Scholas Occurrentes”, Daniel Stigliano e representando o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), prof. Marcos Fernando Ziemer.

Na oportunidade, todos os componentes da mesa saudaram os congressistas e ressaltaram sobre o momento de celebração, partilha, encontro e convivência que o congresso irá oferecer durante estes quatro dias. Após a fala de todos os componentes, Fossati exibiu um vídeo, feito exclusivamente pelo Papa Francisco aos educadores brasileiros. Para ver o vídeo clique aqui.

Após a solenidade de abertura a ANEC anunciou parceria entre o Portal Futurum e a rede global Schollas Occurrentes, representados respectivamente pelo superintendente do Portal Futurum, Leandro Klein e pelo coordenador de Educação Digital do Projeto do Papa Francisco, Daniel Stigliano, que assinaram, juntamente com Fossatti, o termo de parceria.

“A escola católica, uma instituição educativa com mística evangelizadora” foi o tema da primeira palestra proferida pelo secretário geral da Organização Internacional da Educação Católica (OIEC), Pe. Ángel Astorgano.  Em sua fala, Pe. Angel destacou alguns pontos a serem levados em consideração como a escola a serviço da pessoa e aberta a todos, com um profundo compromiso social orientada para o futuro.  Para ele, a escola católica só faz sentido se oferece uma educação atual de qualidade, que manifeste claramente o sentido eclesial e ofereça serviços no campo da educação e da cultura a fim de realizar a missão evangelizadora. “A escola é um ambiente que educa para a convivência social. Isto significa que todos devem se sentir acolhidos e valorizados, e com possibilidade de se desenvolver como pessoas, respeitando o modo de ser e de pensar dos outros”, afirmou o padre.

No período da tarde as atividades foram retomadas com os grupos de trabalhos, onde os participantes escolheram os temas de interesse. Amanhã (16) está previsto as palestras simultâneas sobre o Ensino Básico e Superior.

Por: Telma Martes, jornalista ANEC

About the author