PALESTRANTES

Prof. Rodinei Balbinot

Autor de diversos livros, como:  Gerir a Escola Católica com espiritualidade. FTD, 2015. Aprender a ser: cuidado com a vida e sentido do ser. Paulinas, São Paulo. Metodologia Pastoral: mística do discípulo missionário. 3. Ed. Paulinas. São Paulo; Ação pedagógica: entre verticalismo pedagógico e práxis dialógica. 2. Ed. Paulinas. São Paulo. Educação e espiritualidade. Fundamentos da escola em pastoral. Xanxerê/SC: Newsprint editora.

Licenciado em Filosofia (Fund. Educacional de Brusque); Graduado em Teologia (Inst. de Teologia e Pastoral de Passo Fundo); Aperfeiçoamento em Educação (Universidade de Passo Fundo); Especialização em Adm. de Empresas (Fund. Getulio Vargas); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo; Colunista Pastoral do Jornal Diocesano de Chapecó; Assessor de Cursos da ANEC; Membro do Editorial da Revista de Pastoral da ANEC; Sócio-fundador da Sapiência Desenvolvimento Profissional e Gerencial; Diretor Geral da Rede Santa Paulina – Educação; Consultor da FTD  – Integra Confessionais.

ASSESSORES

Ir. Valéria Andrade Leal

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é Assessora de Pastoral Escolar no SAGRADO – Rede de Educação, nos estados da região sul do Brasil. Atua na área de Educação, com ênfase em Pastoral Escolar e Ensino Religioso, principalmente nos seguintes temas: pastoral escolar, metodologia, juventude, evangelização e educação. Autora do livro Animação bíblica da escola – Um “pensar bíblico” para uma releitura da educação e da vida, além de artigos e capítulos de livros. Colabora na edição da Revista de Pastoral da ANEC.

Oficina: Animação Bíblica da escola e da vida
Objetivo: Redescobrir a Sagrada Escritura como fonte de educação do olhar e da escuta.

Cleunice de Fatima Mota

Bacharel em Ciências Religiosas pela PUC Campinas; Psicóloga pela PUC Minas; cursando Especialização em Assessoria Bíblica na EST-CEBI. Foi assessora da Pastoral da Juventude do Regional Leste 2. Compôs a equipe de formadores do Instituto de Pastoral da juventude – Leste 2 (IPJ-Leste 2). Atualmente é assessora da Pastoral da Juventude no Regional Centro-Oeste e Analista de Pastoral na Província Marista Brasil Centro-Norte, acompanhando a Pastoral Social. Atua na área da Educação, com ênfase em Pastoral Escolar, principalmente nos seguintes temas: pastoral escolar, pastoral social, metodologia, juventude, evangelização e educação. Autora de diversos artigos e trabalhos.

Oficina: O Projeto Pessoal de Vida na ambiência educativa
Objetivo:
Proporcionar um espaço para refletir a importância de projetar a vida, apresentando alguns aspectos relevantes desse processo no ambiente educativo. Para isso pretende-se aprofundar conceitos pertinentes ao tema: projeto, dimensões da pessoa humana etc.

Humberto Silvano Herrera Contreras

Filósofo e Pedagogo pela Faculdade Padre João Bagozzi. Mestre em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando em Educação na Universidad Católica de Santa Fé, Argentina. Possui Especialização em Gestão Ambiental e em Docência na Educação Superior pela Faculdade Padre João Bagozzi. Coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão (NIPE) da Faculdade Padre João Bagozzi. Professor em cursos de pós-graduação e graduação nas disciplinas de Pesquisa em Educação, Fundamentos da Pedagogia e Pedagogia Não Escolar, com ênfase na área social e comunitária. Atua também no curso de Serviços Social na área de Projetos Sociais. Professor consultor do Setor Universidades da CNBB. Colabora na edição da Revista de Pastoral da ANEC. Pedagogo social no Centro de Educação Socioambiental na Fundação Vida Para Todos – ABAI organizando o processo didático dos educadores sociais na intervenção socioeducativa com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Oficina: Os ecos da Laudato Si no currículo escolar
Objetivo:
Propor um desenho curricular que contemple os temas geradores da ecologia integral da Laudato Si, no plano pedagógico-pastoral da escola.

James Pinheiro dos Santos

Assistente Social, Especialista em Adolescência e Juventude e Pós-graduado em Gestão Educacional. Atualmente é Secretário da Câmara de Ensino Superior da ANEC. Tem experiências nas áreas: Pastoral Escolar, Pastoral da Juventude, Pastoral Eclesial; Gestão de Unidades Sociais e Centros de Juventude; Coordenador de Animação Vocacional e Gestor de processos pastorais das infâncias, das Juventudes, da pastoral social e do laicato.

Oficina: Animação Vocacional na Escola e IES Católica
Objetivo:
Potencializar agentes de pastoral das Escolas e IES católicas em vista da dinamização e construção do projeto de vida de adolescentes e jovens, proporcionando um discernimento vocacional à luz do cuidado com a pessoa humana.

Pe. Danilo dos Santos Pinto

Possui graduação em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (2010), e cursa MBA em Gestão Empresarial, na Faculdade Ruy Barbosa. Atuou como Coordenador da Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação Pastoral. Pesquisa História da Igreja no Brasil. Atualmente, é o assessor nacional do Setor de Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e colabora na edição da Revista de Pastoral da ANEC.

Oficina: A ação evangelizadora no ambiente universitário, a ecologia integral e as redes sociais.
Objetivo:
Criar instrumentos pedagógicos que auxiliem os agentes de pastoral a fomentar a cultura do bem viver nas redes sociais para os membros da comunidade universitária.

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Felipe Martins

Felipe Martins é cantor, compositor e músico, nascido em 04 de dezembro de 1982, em Brasília (DF); É multi-instrumentista, mas tem como principal instrumento a sanfona.

Mora em Brasília e desenvolve seu trabalho independente tocando em diversos eventos como casamentos, festas juninas, recepções, aniversários, estabelecimentos educacionais, ambientes corporativos, congressos entre outros; Ele estuda música desde os 13 anos de idade e dedica o seu show a um repertório baseado na música de raiz variada, que passa pela linguagem nordestina, gaúcha, mineira, mato-grossense, regional e várias outras vertentes.

Sua apresentação com muita animação e dança no salão, que nunca deixa ninguém parado.