De 19 a 21 de julho, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realiza o IV Congresso Nacional de Educação Católica. Considerado o maior evento de educação realizado pela associação, este ano o tema é Educação Católica e os Desafios do Século XXI: debater o presente para construir o futuro”. O congresso será realizado no BH Hall, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O objetivo desta edição é debater, informar, conhecer e estudar, assim como, propor diretrizes e direcionamentos capazes de nortear os rumos da educação brasileira, decorrentes dos desafios impostos pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela reforma do ensino médio.

Este ano,  ANEC trará personalidades importantes envolvidas diretamente com a educação como o ex-ministro da educação, prof. Renato Janine; e o Doutor em educação, Mário Sérgio Cortella.

Ao falar sobre a importância de um congresso como este realizado pela ANEC, Mário Sergio Cortela afirma que todas as vezes que as pessoas se reúnem para pensar no que estão fazendo, há sempre ganhos. “Todas as vezes que os educadores se isolam de algum modo, cada um no seu canto, perde-se vitalidade e propósito naquilo que é feito. O lema, na área de educação, principalmente de quem tem o propósito, jamais é cada um por si e Deus por todos e sim um por todos e todos por um, é isso que é um congresso”, disse Cortella.

O Congresso Nacional de Educação Católica é direcionado às escolas e IES associadas à ANEC e aberto a todos os gestores e profissionais da educação, professores, alunos e demais interessados.

A programação está composta também com apresentação de trabalhos acadêmicos e temáticos, fóruns de discussão, mesas redondas e palestras. Os temas são variados e importantes devido ao momento atual em que a educação tem passado como as mudanças com a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a chamada Reforma do Ensino Médio.

Confira a programação completa no site, e não deixe de fazer sua inscrição, pois as vagas são limitadas.

About the author