A Associação Nacional de Educação Católica – ANEC, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, acolheram a iniciativa mundial do Papa Francisco sobre a realização de um encontro para reconstruir o Pacto Educativo Global. O evento acontecerá no dia 14 de maio de 2020, no Vaticano.
A proposta lançada pelo Pontífice foi divulgada em uma mensagem em que destacou que este trata-se de um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.
No Brasil, acolhendo a proposta de Francisco, as entidades trabalham em várias iniciativas para motivar os educadores dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender a proposta do Pacto pela Educação. Ao todo, acontecerão dois eventos nacionais de lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” para dar visibilidade à proposta do Pacto.
A primeira ação acontecerá no dia 31 de janeiro, a partir das 15h, na sede da CNBB, em Brasília/DF. Um segundo momento de lançamento acontecerá no dia 16 de abril, na Universidade Católica de Brasília, durante o V Fórum Nacional de Educação Básica e III Fórum Nacional de Pastoral. Em breve divulgaremos mais informações.
Para que comunidades, escolas, universidades e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto, as instituições organizadoras proporam um subsídio com orientações específicas, que será divulgado em breve. O texto contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade e pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado do Papa Francisco.
As entidades esperam que o Pacto incentive ainda mais educadores e sociedade na aldeia que educa, assumindo o compromisso comum com a causa educativa.
De acordo com a irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, o Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado, a Casa Comum, aqui no Brasil. “O convite é amplo e insistente”, finaliza.
Para saber mais sobre o Pacto de Educação convocado pelo Papa Francisco, acesse o site: https://www.educationglobalcompact.org/.
Para agregar com os debates, a ANEC disponibiliza abaixo alguns documentos importantes na discussão sobre o Pacto Educativo Global.
– Orientação Gerais para o Pacto Educativo Global
– Carta de apresentação do Pacto Educativo Global produzida pela ANEC, CNBB e ANEC
– Orientações Pacto Educativo Global – Instrumentum Laboris
Como foi construída o logotipo do Pacto Educativo Global?
O logotipo do Pacto Educativo Global é um desenho estilizado do globo terrestre abraçado por uma figura humana e tem o objetivo de expressar o convite do Papa Francisco para que todas as pessoas e instituições se envolvam, participem e colaborem com o pacto.
O desafio do logo é comunicar os valores, raízes e propósitos do Pacto Educativo Global. Por isso, foi escolhida a cor verde, para lembrar a natureza, o crescimento, a renovação e também a esperança, a possibilidade de “semear” sonhos proféticos. A cor azul, para lembrar a dimensão espiritual e também, o que cada pessoa pode contribuir para alcançar a Paz. E então, o dourado, para representar a luz, o sagrado.
Salienta-se que toda aliança para o bem comum e para o bem da humanidade, tem algo de sagrado.
No centro, está a pessoa humana, que realiza uma ação de cuidado e proteção do mundo, da Casa Comum que lhe foi confiada. A linha do círculo simboliza o macrocosmo, que é Deus e expressa o começo e o fim de tudo: ser, totalidade.
Para apontar a vivência do Pacto Educativo Global no Brasil, o logo internacional foi inserido dentro do contorno do mapa do país (Brasil) com o texto “A Igreja do Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”.