O Advento é um dos principais momentos católicos porque se refere à preparação para o nascimento de Jesus e recebem este nome as quatro semanas antes do Natal.
Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir.
Uma outra característica bem marcante nesse período é a utilização da coroa do Advento – uma coroa de ramos de abeto. Veja abaixo o significado para cada elemento que compõe a coroa:
• O ramo está pleno de simbolismo, cuja forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida.
• Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.
• As quatro velas (círios) representam cada uma das quatro semanas e devem ser acesas uma após a outra nos quatro domingos (1° Encarnação, Jesus Histórico / 2° Jesus nos pobres e necessitados / 3° Jesus nos Sacramentos / 4° Parusia: Segunda vinda de Jesus).
É importante resgatarmos, ano após ano, o verdadeiro sentido de Natal para que as futuras gerações possam entender que o Menino Jesus é o nosso principal presente!
Fica aqui o convite da ANEC a todas as associadas para que possam dar continuidade à essa cultura e manifestação da fé cristã, celebrando o período natalino às luzes de nosso Salvador.