Estamos nos aproximando de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Para se destacar nas provas, o Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória vem lançando mão de diversas estratégias de preparação, que envolvem não somente os estudantes do Ensino Médio, mas também os alunos no início de sua formação acadêmica.
Dentre tantas, uma das estratégias adotadas, e que vem atingindo resultados satisfatórios, é a inscrição e a participação dos estudantes em competições de cunho acadêmico/pedagógico, tais como as olimpíadas de diversas áreas de conhecimento, concursos e gincanas. A participação dos estudantes nessas competições acontece de maneira convidativa, como forma de se trabalhar habilidades e competências essenciais para a formação de sujeitos autônomos, ativos frente ao conhecimento e que veem significado naquilo que estão aprendendo.
Por meio dessa estratégia, os estudantes estão se destacando nessas competições e, sobretudo neste ano, o investimento na participação dos mesmos tem se intensificado, com a obtenção de resultados significativos. Diversos estudantes obtiveram resultados de destaque e foram aprovados para a segunda fase das competições, sendo: 38 alunos aprovados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF); 14 para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e 12 estudantes finalistas na Olimpíada de Matemática do Portal Educacional. Além disso, 91 alunos foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática, sendo 8 medalhas de ouro; 27 medalhas de prata; 26 medalhas de bronze; e 30 medalhas de honra ao mérito.
Outra conquista de destaque foi da estudante Julia Viggiano Fonseca, com o 2º Lugar do Espírito Santo no Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios. Em 2017, ela foi 1º Lugar na fase estadual e 8º Lugar no resultado nacional.
A aluna Maria Clara Biccas Braga, da 2ª série do Ensino Médio, também chama a atenção: ela pré-selecionada para a fase online das seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019. Os melhores classificados nessa fase serão convidados para as provas presenciais, no início do ano que vem.