Os encontros do Dia ANEC já começaram. No último sábado, 13 de janeiro, foi o momento de Goiânia/GO receber o primeiro encontro deste ano. Com palestras sobre Política e Segurança da Informação no uso das redes sociais e Como entender a ideologia de gênero no seu contexto, cerca de 400 pessoas participaram do encontro no colégio Marista da cidade. O Dia foi preparado pelos diretores e coordenadores das oito escolas católicas de Goiânia/GO. Além do momento de oração coordenado pela pastoral do colégio anfitrião, o decorrer do encontro foi marcado pelo ambiente decorado com tema dos trabalhos dos alunos dos colégios.
Para Irmã Cláudia Chesini da Pastoral da ANEC, encontros como esse qualificam a prática enquanto gestores e professores. ”Dias ANEC fortalecem nosso SER Igreja e estreitam laços que garantem a unidade e a visibilidade da Educação Católica regionalizada e também em nível nacional”, comentou.
Alexandre Atheniense, especialista em Direito Eletrônico e responsável pela palestra sobre o uso das redes sociais comentou que os alunos são geração Z com alta exposição nas redes sociais. ”Esse pode ser um comportamento de risco. A escola deve desenvolver Governança Digital, a fim de manter o controle, monitorar e agir potencializando o uso das redes sociais por seus alunos”, explicou Atheniense.
Já o Padre Luiz Henrique, da Arquidiocese de Goiânia, apresentou um histórico do desenvolvimento da concepção ”genger”, a partir de diversos teóricos, tais como Hengel e Herbert Marcuse. “Precisamos fortalecer o sistema educacional, especialmente o católico para assim fortalecer a família e seu papel educativo na sociedade”, reforçou.