A inscrição para as mais de 238 mil vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começou nesta semana. Mas muitos estudantes não conseguem acessar a área de inscrição no site do programa.
A estudante Júlia Kowalski, da cidade de Vitória, no Espírito Santo, tenta uma vaga no curso de letras e conta que, desde a madrugada de terça-feira (24), não consegue acessar o portal do Sisu.
Luíza Araão Reis, da cidade do Rio de Janeiro, quer estudar medicina e diz que se sente prejudicada por não conseguir se inscrever logo no primeiro dia.
A inscrição no Sisu pode ser feita até às 23h59 desta sexta-feira (27), mas os estudantes ouvidos pela reportagem explicam que um dia a menos reduz a possibilidade de conseguir mudar a opção do curso.
Isso porque a cada dia o sistema calcula as inscrições feitas e diz se a pessoa teve uma nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar no curso que escolheu.
Caso não tenha a nota necessária, o candidato pode mudar a opção de curso ou instituição para outras que exija nota menor. Com o passar dos dias, os estudantes têm menos oportunidades para escolher outro curso.
Em nota, o Ministério da Educação reconhece o problema de acesso à página do Sisu e diz que está tentando resolver os problemas. O ministério afirma que nenhum aluno será prejudicado.
Fonte: EBC