A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) no estado do Rio de Janeiro promoveu no Colégio N. Sra. de Lourdes, em Botafogo, um Workshop sobre Programação Neurolinguística. O evento realizado no dia 22 deste mês teve como objetivo refletir sobre a importância do ensino e da aprendizagem através das ferramentas da Programação Neurolinguística. Participaram 51 pessoas de cerca de 20 Instituições.
O tema principal foi “Como a PNL pode colaborar com o ensino e a aprendizagem” ministrada pelo Neurolinguísta e Master em Finanças, Carlos Magliano. Na oportunidade, Magliano explicou que grande ferramenta da inteligência emocional é a Programação Neurolinguística (PNL). A PNL é conhecida como a “modelagem do sucesso” ou, em outras palavras, “o estudo daquilo que dá certo”. É um conjunto de ferramentas mentais capazes de copiar a excelência das melhores mentes humanas e instalar habilidades novas e eficazes em seus usuários. A PNL é hoje conhecida como a ciência do sucesso, pois gera resultados rápidos e permanentes em diversas áreas como negócios, saúde, relacionamentos e educação.
Ele apresentou aos participantes dois pressupostos básicos da PNL, nos quais são muito úteis para o ensino e a aprendizagem: 1) O mapa não é o território – Nossa realidade é construída pelo que nossos sentidos são capazes de captar. Os limites de nosso mundo são os limites de nossos sentidos. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Nenhum mapa é mais verdadeiro ou melhor do que outro mapa. 2) As pessoas funcionam perfeitamente – Não se pode julgar. As pessoas que “parecem” não funcionar direito fazem perfeitamente aquilo que aprenderam a fazer. Fobias, manias, compulsões são produzidas perfeitamente por quem as faz. Fazem-se tão bem aquilo, poderão fazer outras coisas bem também.
Ao final, foi aberto para perguntas e respostas, espaço em que foram demonstradas na prática algumas técnicas da PNL voltadas para o estudante.