O Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) foi sede do V Fórum Nacional de Diretores das Escolas Católicas. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de junho e trouxe como tema principal o “Estatuto do Deficiente: Desafios Jurídicos e Pedagógicos para a Gestão da Escola Católica”. Realizado pela ANEC o evento buscou promover, entre os gestores, o debate e a troca de experiências a respeito dos desafios e os novos caminhos para a educação inclusiva.
Para discutir essa temática com os participantes, a ANEC convidou a presidente e assessora jurídica do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste-MG), Dra. Anna Gilda Dianin e o assessor jurídico também do Sinepe de Minas Gerais, Dr. Arthur Emílio Dianin que irá falar especificamente sobre os “Dilemas e Desafios da Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (LBI)”.
Sobre os desafios na aplicação da LBI, Dra. Anna Dianin explicou que uma das grandes dificuldades é saber como as escolas vão se aparelhar para cumprir a LBI, se até a presente data, o Estado não expediu nenhuma regulamentação.
Além desses, a ANEC trouxe também como palestrante a gerente pedagógica do Centro de Estudos e Pesquisas do Grupo e Editora Bom Jesus e membro do Grupo de Trabalho das Editoras Católicas da ANEC, profª. Giselli de Fátima Padilha Hummelgen, que abordou a “Educação inclusiva: trajetória e perspectiva em âmbito pedagógico” e a mestre em Neurociência do Comportamento, profª. Olga Cristina Rocha de Freitas que falou sobre a “Educação inclusiva: uma escola para todos é possível”.
Composto por palestras, o evento contou também com apresentações culturais e de cases. Cases são relatos de experiências das associadas que, pela sua originalidade, aplicabilidade e resultados merecem ser compartilhados.