A ANEC no Distrito Federal promoveu no dia 12 de maio de 2016, no Santuário Dom Bosco em Brasília, missa em comemoração ao Dia Nacional da Escola Católica. Estavam presentes cerca de 800 pessoas, dentre elas, alunos, professores e diretores de escolas católicas da capital.
A missa foi celebrada pelo membro do Conselho Superior da ANEC, Pe. José Marinoni e pelo diretor geral do Colégio Dom Bosco (CDBB), Pe. Anselmo Nascimento. Na homilia, Pe. Marinoni falou da importância de ser jovem e estudante, mas com o espirito de sempre fortalecer a fé e permanecer em união com os outros. Padre Anselmo, ressaltou a importância da união e o comportamento que os alunos devem manter por representarem a educação católica no país.
O estudante do Colégio Dom Bosco, Gabriel Souza, 12 anos, afirmou ser de extrema importância a educação católica no que lhe é passado, pois além de ensinar e educar, aproximam as crianças dos ensinamentos de Deus.
Para Pe. José Marinoni a importância do evento é recordar e comemorar o dia da escola católica, como algo muito oportuno e importante para os educadores e para os jovens que estudam na escola católica, assim como para a própria igreja. Na ocasião, Pe. Marinoni destacou dois aspectos que considera de extrema importância na educação católica. “No dia de hoje ao celebrar essa comemoração, podemos destacar em primeiro lugar a unidade na diversidade, como por exemplo, temos os Franciscanos, os Jesuítas, os Maristas, os Lassalistas, os Salesianos, mas somos um. Em segundo lugar, o testemunho. Se uma escola católica não testemunhar na sua própria instituição a vivência entre os alunos e professores, o testemunho dos valores evangélicos e não levar isso para sociedade, perde-se a sua finalidade”, disse.
Membro do Conselho Superior da ANEC e diretora executiva da rede Salesianas de Escolas, irmã Adair Aparecida Sberga disse que a celebração é uma festa da escola católica. Recordar, relembrar e resinificar a importância da escola católica na sociedade, porque ela forma os alunos para uma vivência verdadeiramente cristã, ética, justa e para construção de uma sociedade melhor. “O nosso compromisso como escola católica é de formar academicamente os alunos para que sejam muito competentes e tenham todo o respaldo técnico cientifico para poder colaborar no desenvolvimento da ciência, dos saberes para sociedade, mais incorporado a isso os valores cristãos e do evangelho para a construção da fraternidade universal. Celebrar esse dia para sociedade é reconhecer a importância da escola católica, somos muitas no Brasil, e aqui em Brasília tem uma significatividade bastante importante, por levar isso para sociedade, aqui também temos a sede da ANEC que faz está fusão de um trabalho colaborativo em conjunto enquanto escola católica no Brasil.” ressaltou.